A X Semana de Ciência, Arte e Política (SCAP), realizada por todos os cursos e setores da Unidade, acontece entre os dias 1 e 5 de setembro e tem como objetivo integrar ensino, pesquisa, extensão e Pastoral, objetivando a formação geral do aluno. O tema deste ano é "Brasil em Transe: democracia, tecnologia e direitos humanos" e faz alusão ao filme Terra em Transe, do cineasta Glauber Rocha, que entrava em cartaz há cinquenta e um anos, cujo enredo se passa no país imaginário chamado Eldorado. Contextualizando o filme, o evento se propõe a discutir as seguintes questões: democracia, tecnologia e direitos humanos em uma terra em transe.
A conferência de abertura acontece das 20h às 22h30 e tem como tema “Mídia e Democracia: Cidadãos-robôs e robôs-cidadãos”, com a doutora em Comunicação Ivana Bentes. O evento segue com o ciclo de conferências, circuito cultural e artístico, oficinas de formação para estudantes da PUC Minas e oficinas para a comunidade externa.
As inscrições para o ciclo de conferências serão realizadas no local. Já para as oficinas voltadas aos alunos da PUC Minas, as inscrições devem ser feitas via SGA (Sistema de Gestão Acadêmica). Para as oficinas voltadas à comunidade externa, as inscrições devem ser feitas pelo link. Para o Circuito Cultural e Artístico, não é necessário se inscrever.
Toda a programação é aberta e gratuita e pode ser conferida no site da X SCAP.
Circuito Cultural
Durante a realização da Semana de Ciência, Arte e Política (SCAP), além de conferências e oficinas, os participantes poderão conferir as apresentações do circuito cultural e artístico, gratuito e aberto a toda comunidade, sem necessidade de inscrição.
Na segunda-feira, 3 de setembro, às 19h15, serão abertas as exposições que compõem o circuito cultural da SCAP. A Exposição Marginal32, do grupo Amargem Crew, faz uma reflexão sobre direitos das mulheres. Já a artista Thelma Quevedo apresenta algumas de suas telas com a presença de mulheres místicas, as marcas do tempo e a potência do feminino na Exposição Mulheres. A exposição Bordar, Arte e Vida é o resultado do trabalho de mulheres bordadeiras da Associação Feminina Marlierense que há cerca de 30 anos mobiliza e acolhe gerações diversas que aprendem a transformar vidas no exercício cotidiano da criação. Estas exposições ficarão no Foyer do Teatro, no Prédio H.
De 3 a 5 de setembro, os participantes poderão conferir no Corredor Cultural, em frente ao Prédio H, de 10h às 21h30, a Feira de Artesanato e Comida com Ateliê Menina Flor, Coletivo de Mulheres Tomate Cru, Oficina da Bolsa, Artesãs de Vila Fátima, Bordadeiras da Associação Feminina de Marliéria, dentre outras atrações.
Além desses circuitos, ocorrerão diversas apresentações musicais, performances e outras exibições artísticas. Confira a programação completa no site da SCAP 2018: www.pucminas.br/scap.