Agenda PROEX
Número 4 | 27 de agosto a 2 de setembro de 2018

Professoras integram Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência

 

As professoras Sheilla Brasileiro e Nivânia Reis, do Curso de Pedagogia, foram indicadas para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de Belo Horizonte.

A professora Sheilla é chefe do Departamento de Educação e coordenadora do Curso de Pedagogia e a professora Nivânia atua como coordenadora do projeto de extensão Casa do Aprender, que visa oferecer à pessoa com deficiência um maior grau de independência e autonomia nas atividades cotidianas.

"Para mim é uma honra representar a PUC Minas no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Belo Horizonte. Recebi com alegria o convite. Em Belo Horizonte ainda nos deparamos com vários problemas de mobilidade urbana, de acessibilidade arquitetônica, atitudinal, comunicacional, pedagógica, ou seja, há negação de direitos nos diversos serviços. Espero poder continuar a representatividade do nosso querido Daniel Augusto dos Reis, que muito fez pela inclusão das pessoas com deficiência em Minas Gerais", diz a professora Sheilla. Ela conta que, além de coordenar o Curso de Pedagogia, que tem como um de seus aprofundamentos as Necessidades Educacionais Especiais, desenvolveu pesquisas na área da inclusão de pessoas com deficiência, como parte de seu doutorado em Barcelona, considerada uma das cidades com maior acessibilidade universal no mundo. "Espero poder contribuir também com um pouco dessa experiência, dando um retorno desses estudos à sociedade. Outro motivo que me anima a participar é saber que esse conselho respeita o movimento reivindicatório desse segmento populacional 'Nada sobre nós, sem nós', contemplado na convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, que consiste basicamente em assegurar que suas vozes e suas percepções e demandas sejam escutadas. Ideia essa construída a partir da ótica que as próprias pessoas com deficiência sabem o que é melhor para elas e, por isso, devem ser ouvidas em todas as ações que as envolvam", completa.

Já a a professora Nivânia, que é terapeuta ocupacional, mestre em Educação e epecialista em Educação Especial, além de consultora em Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia Assistiva afirma: "Senti-me muito honrada com o convite da Proex em representar a PUC Minas na Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiencia na Prefeitura de BH. Nesses 32 anos de luta em prol das pessoas com deficiências, fico muito feliz em me unir a esse grupo para conquistar mais alguns espaços nessa luta. Meu muito obrigada à Proex por reconhecer minha trajetória na área e me fazer tão honroso convite." 

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD/BH) funciona como instrumento deliberativo, controlador e fiscalizador da política de atendimento às pessoas com deficiência, no âmbito do município. Dentre as ações realizadas pelo conselho, estão a definição de diretrizes e prioridades da política municipal para a pessoa com deficiência e o controle e fiscalização da execução de políticas públicas.

O CMDPD realiza plenárias sempre na segunda segunda-feira de cada mês, das 9h às 11h30, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Rua Tupis, 149, 9º andar, Centro). As reuniões são abertas ao público e contam com a presença de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).