O grupo Orbi Engineering, criado em março por alunos do terceiro período do Curso de Engenharia Aeronáutica da PUC Minas São Gabriel, ficou em terceiro lugar na primeira edição do CubeDesign com o projeto de um cubesatélite OrbiSat. A competição é organizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e aconteceu entre os dias 25 a 28 de julho, em São José dos Campos, São Paulo. Objetivou promover um ambiente de disputa sadia entre as equipes de desenvolvimento de pequenos satélites, aproveitando para compartilhar experiências e promover a integração dos grupos de desenvolvimento.
O grupo Orbi Engineering tem como objetivo envolver as áreas de pesquisa, competição e extensão do setor aeroespacial, desenvolvendo projetos paralelos com uma metodologia bastante semelhante à do cenário profissional. Similar aos projetos do Baja SAE BRASIL e AeroDesign da PUC Minas, ele se propõe a criar uma equipe duradoura e enriquecer profundamente o conteúdo do curso de engenharia aeronáutica e o núcleo tecnológico do São Gabriel.
O grupo tem se dedicado à seguintes atividades:
-OrbiSat: Projeto de um cubesatélite, para participar da competição CubeDesign, na qual conseguiram o terceiro lugar;
-Sonda Meteorológica: Um projeto em parceria com o CEFET para lançar um cubesat em um balão meteorológico que irá atingir 25km de altitude, coletando dados e possivelmente filmando o trajeto até a estratosfera;
-Projeto de estabilização autônoma de aeronave: O projeto visa o desenvolvimento do software e hardware necessário para estabilizar uma aeronave em voo através da aquisição de dados, interpretação e reação dos atuadores.
-TurboRocket: Realizado em parceria entre PUC Minas, UFMG e FUMEC, o grupo trabalha para desenvolver um foguete com um motor turbojato, para participar da competição Spaceport America Cup, realizada nos Estados Unidos.
O grupo pretende expandir o número de membros e, em breve, irá iniciar o processo seletivo.