Com o objetivo de promover a interdisciplinaridade, bem como a integração entre a Universidade e a sociedade, a PUC Minas, por meio do Centro de Estudos em Clínica e Cirurgia de Animais (CECCA) de Betim, realiza, neste mês, o II Agosto Verde: mês de prevenção à Leishmaniose.
A campanha será lançada nesta sexta-feira (9), e terá, ao longo do mês, diferentes intervenções. De acordo com o diretor do CECCA, a campanha é uma iniciativa pioneira no Brasil e visa conscientizar a comunidade, além de discutir ações que busquem a diminuição da doença em nosso Estado. “Em função das modificações socioambientais e a crescente urbanização da doença ocorrida nos últimos 20 anos, estratégias de controle e prevenção devem ser amplamente discutidas em cada município”, afirma o professor Rafahel Carvalho de Souza, um dos organizadores do evento.
Durante todo o mês, nos dias úteis, de segunda-feira (6), até a quinta-feira (30), das 18h às 22h, os visitantes do CECCA receberão informações sobre cuidado e prevenção à Leishmaniose Visceral Canina. Além disto, o Campus Betim e a Unidade Praça da Liberdade realizam uma atividade especial no Dia D. Em Betim, o Dia D será realizado no sábado (18). Os animais poderão ser submetidos ao teste rápido para diagnóstico e os proprietários poderão participar de palestra informativa. Em Belo Horizonte, a atividade especial acontece no domingo (26), na avenida Cristóvão Colombo, Savassi, e os proprietários dos cães poderão tirar todas as suas dúvidas sobre a prevenção e cuidados em relação à doença.
Divulgação nas redes sociais
Os organizadores pedem que, que caso os participantes queiram divulgar as ações nas redes sociais, ou que a população queira apoiar o Agosto Verde, que as publicações utilizem o termo #agostoverde para que a campanha alcance o maior número de pessoas.
O Centro de Estudos em Clínica e Cirurgia de Animais (CECCA) fica na Rua do Rosário, 1600, no bairro Angola, em Betim.