A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas) enfrenta uma queda dos estoques de sangue para doação em todo o Estado e, por isso, com o intuito de informar e sensibilizar toda a comunidade acadêmica, informa a necessidade de doação contínua de sangue na Hemominas.
Os estoques da Fundação, os quais atendem aos hospitais de todo o estado de Minas Gerais, encontram-se reduzidos, carecendo do apoio de doadores. Nesta época do ano, eles sofrem habitualmente uma queda, mas a situação se intensificou devido à paralisação dos caminhoneiros e greve de transportes na última semana, o que desestimulou o comparecimento da população ao hemocentro.
A doação de sangue é um ato de solidariedade e cidadania, simples e seguro, e não provoca nenhum prejuízo à saúde do doador, como ressalta a instituição, alertando para a necessidade da ampliação dos estoques de sangue. Podem fazer a doação pessoas com idades entre 18 e 69 anos e que atendam aos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre eles, estar com boa saúde e pesar mais de 50 kg. No site da Hemominas encontram-se os critérios básicos para doação de sangue.