Um dos maiores festivais de ciência do mundo desembarca em Betim, nos dias 14, 15 e 16 de maio. Realizado em mais de 20 países, o Pint of Science reúne pesquisadores, cientistas e cidadãos comuns, em bares e restaurantes, para falar sobre assuntos técnicos, mas de uma forma diferente: por meio de uma linguagem acessível a todos.
Para sediar o evento, é necessário passar por um processo de seleção. A cidade de Betim foi inscrita pelo coordenador do Curso de Administração do Campus Betim, professor Osvaldo Maurício de Oliveira, por meio de edital divulgado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), e em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). “O evento traz a oportunidade de especialistas e população debaterem assuntos relacionados ao papel da ciência para a inovação e desenvolvimento econômico e social, em um ambiente descontraído e por meio de uma linguagem acessível a todos”, afirma o professor. O Pint of Science Betim está sendo organizado pelo Curso de Administração, por meio da Incubadora Ideias.
O evento acontece simultaneamente em dois bares ou restaurantes da cidade, e serão discutidos dois temas por noite, em cada um deles. De acordo com as regras do evento, o estabelecimento que recebe o Pint of Science não pode cobrar couvert. Para participar, não é necessário se inscrever, e a reserva de mesas fica a critério do estabelecimento. Confira a programação completa em: https://pintofscience.com.br/events/betim
O festival
O Pint of Science teve início em 2013, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015, por meio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. No ano passado, 22 municípios brasileiros participaram do evento. Nesta edição, o número saltou para 56 cidades, abrangendo todas as regiões do país.