Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 102 | 30 de outubro a 4 de novembro de 2017

Jogos Digitais tem trabalhos selecionados para SBGames e em mostra de cinema

Trabalhos desenvolvidos pelo Curso de Tecnologia em Jogos Digitais foram selecionados para o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) 2017, maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital.

Um Tutorial e três artigos orientados pelo professor Marcelo La Carretta foram aceitos para as trilha de Arte e Design e trilha de Cultura respectivamente. São eles: o tutorial Um Campo Reticulado, Meeples e quatro Design Tricks a gosto: uma nova metodologia para criação de Advergames/ Serious Games de tabuleiro baseada em Quests, produzido pelo professor. Os artigos Dissonância Ludonarrativa X Suspensão da Descrença: quando o gameplay desmente a narrativa o quando ou jogador apenas a aceita, em coautoria com os universitários Vitor Reda e Matheus Bigogno Costa (Unidade Praça da Liberdade) e O suicídio entre o ver e o fazer: paralelos possíveis de 13 Reasons Why e Life Is Strange sob a ótica da direção de arte, com a colaboração do aluno Elias Issa (Unidade São Gabriel) e a estudante da pós-graduação em 3D Game Art Juliana Ribeiro.

Três trabalhos do curso na Praça da Liberdade foram selecionados para a Mostra de Artes do evento. O jogo sério de tabuleiro Salve o Mosaico com a temática de educação ambiental, o qual nasceu do projeto de extensão Aprendendo e Compreendendo o Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu, foi selecionado para a categoria Boardgame Art. O jogo é uma criação dos alunos Alex Sander Reis, Camilla Martins, Felipe Blaso, Jailton Pucino, Paloma Fantini, Roselyne Lourdes e Victor Souza. Os outros dois foram selecionados para a categoria Concept e são trabalhos de concepção de personagens, produzidos pelos alunos Camila Carlos e Thales Silva. Eles ficarão expostos em vários pontos da cidade de Curitiba nos meses de outubro de novembro.

Os trabalhos de conclusão de curso da Unidade São Gabriel Grimoire, produzidos pelos alunos Elias Issa, Igor Ribeiro, João Paulo Nunes, Paloma Fantini e Victor Albenor e Equilibrium, produzido pelos alunos Guilherme Froes, Guilherme Itabayana, Lucas Marques e Lucas Magno, receberam menção honrosa na categoria Melhor Jogo de Estudante. Grimoire é um jogo dos gêneros couch game multiplayer para computador que mistura as técnicas de tower defense e craft. Confira o trailer do Equilibrium.

O SBGames é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação e reúne pesquisadores, estudantes e empresários que tem os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. O evento acontece este ano dos dias 2 a 4 de novembro na PUC Paraná.

Salve o Mosaico selecionado para o CineBaru

O jogo sério de tabuleiro Salve o Mosaico que tem como objetivo a educação ambiental sobre o bioma do Cerrado além do SBGames, também foi selecionado para o evento CineBaru, por meio do Chamado de Vivências Juventude no Sertão, na Mostra Sertãozinho, com foco nas crianças de escolas do norte mineiro.