Agenda PUC Minas na Praça da Liberdade
Número 32 | 16 a 21 de outubro de 2017

Relações Internacionais

Programação da semana


O curso de Relações Internacionais conta com uma programação diferenciada e com diversos debates interessantes para esta semana.

 

No dia 19 de outubro, a partir das 17h10, o curso recebe a palestra “A formação do Regime Internacional de Corrupção e seu impacto no Brasil”, ministrada pela professora convidada da Universidade Federal de Goiás Geisa Cunha Franco. O evento acontece no auditório do Prédio 1, 6º andar.

 

O objetivo da palestra é apresentar e analisar o processo de governança global no combate à corrupção nas duas últimas décadas (1996-2016) e seu impacto no Brasil, tendo em vista: a) atores envolvidos (Estados, OIGs, ONGs ), b) participação do Brasil no processo de criação de um regime anti-corrupção; c) impacto na política doméstica da inserção em tal regime.

 

Já no dia 20 de outubro, será ministrada a palestra “A Cooperação em Defesa na América do Sul: o abandono brasileiro”, com o professor convidado da Universidade Federal de Santa Catarina Lucas Pereira Rezende. O encontro acontece no auditório do Prédio 1, 6º andar, a partir das 17h10.

 

O evento visa refletir sobre a cooperação em defesa na América do Sul, que é explicada teoricamente pelo realismo ofensivo ao receber incentivos sistêmicos de estruturas unipolares. Este foi o cenário tanto da balança de poder global quando da sul-americana até 2013/2014. O advento da guerra na Ucrânia e a mudança do status-quo local com a anexação da Crimeia pela Rússia e o acirramento das crises econômicas e política brasileira contribuíram para uma mudança nessas configurações, impactando diretamente nas dinâmicas de cooperação em defesa na América do Sul. Ao perder seu incentivo sistêmico, mudanças domésticas também acompanharam os desenlaces regionais, o que é explicado pelo realismo neoclássico. A palestra focará no caso brasileiro e no que esperar da União de Nações Sul-Americanas e do Conselho de Defesa Sul-Americano caso os incentivos permaneçam baixos.

 

Mais informações: 3269-3254