Agenda PUC Minas Lourdes
Número 31 | 9 a 11 de outubro de 2017

Preferência das empresas na hora de contratar

 

A PUC Minas está novamente entre as dez universidades brasileiras, entre públicas e privadas, na preferência das empresas na hora de contratar formados, ocupando a 6ª posição. No que se refere às universidades privadas em todo o país, a PUC Minas ocupa o 3º lugar nesse quesito. A lista geral, encabeçada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), integra o Ranking Universitário Folha (RUF) 2017, divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 18 de setembro.


O indicador Mercado de Trabalho é baseado na opinião de 5.793 profissionais de Recursos Humanos consultados pelo Datafolha em 2015, 2016 e 2017 sobre preferências de contratação.


Considerando-se todos os indicadores referentes à pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado, a PUC Minas ocupa o 1º lugar entre as universidades privadas no Estado e a 11ª posição entre as universidades particulares no país.


Minas Gerais


Considerando-se os indicadores Mercado de Trabalho e Qualidade de Ensino, os seguintes cursos da PUC Minas foram classificados em primeiro lugar, entre as universidades privadas do Estado: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Comunicação, Direito, Ciências Econômicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais, Serviço Social e Turismo.


O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha de São Paulo, desde 2012. Nesta edição de 2017, há rankings de universidades e de cursos.


No ranking de universidades, a PUC Minas ocupa a 61ª posição entre as 195 universidades públicas e particulares avaliadas no RUF. Na pesquisa, a Universidade Federal do Rio de Janeiro foi considerada a melhor universidade brasileira, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade de São Paulo (USP).


No ranking de cursos, está a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil (nesta edição entrou filosofia no lugar de ciências sociais), a partir de dois indicadores: qualidade do ensino (64% da nota) e avaliação do mercado de trabalho (36% da nota).


Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de dados nacionais e estrangeiras e em duas pesquisas de opinião do Datafolha.


Outras informações: http://ruf.folha.uol.com.br/2017/ranking-de-universidades/.