Os cursos de Ciências Sociais (licenciatura), Direito, Filosofia (licenciatura), Letras (licenciatura), Pedagogia e Relações Internacionais, da PUC Minas em Belo Horizonte, obtiveram cinco estrelas (excelente) na avaliação do Guia do Estudante 2017, que constará do GE Profissões Vestibular 2018, publicação da Editora Abril que estará nas bancas a partir de 16 de outubro. No total, foram 71 cursos estrelados, sendo 40 com quatro estrelas (muito bom) e 25 com três estrelas (bom).
Foram classificados com quatro estrelas: em Arcos: Administração; em Belo Horizonte, Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais (bacharelado), Educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, Engenharia da Computação, Engenharia de Energia, Engenharia Mecânica, Filosofia (bacharelado), Fisioterapia, Geografia (licenciatura), História (licenciatura), Jornalismo, Letras (bacharelado), Matemática (licenciatura), Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social e Sistemas de Informação; no Campus Betim, Administração, Direito, Fisioterapia e Sistemas de Informação; no Campus Contagem, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação; no Campus Poços de Caldas, Administração, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.
Obtiveram três estrelas: no Campus Arcos, Direito; em Belo Horizonte, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Química, Física (licenciatura), Fonoaudiologia, Geografia (bacharelado), História (bacharelado), Nutrição, Odontologia e Relações Públicas; no Campus Betim, Enfermagem, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária e Psicologia; no Campus Contagem, Direito e Engenharia Mecânica; no Campus Poços de Caldas, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Medicina Veterinária; e no Campus Serro, Direito.
O que é a avaliação?
A pesquisa anual tem início com os coordenadores de cursos preenchendo um questionário eletrônico com temas relativos ao corpo docente, produção científica, internacionalização, projeto didático pedagógico e instalações físicas. Esses questionários são então disponibilizados para pareceristas voluntários do Guia do Estudante, todos eles membros da comunidade acadêmica – são cerca de 11 mil avaliadores cadastrados, entre coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores. Cada curso recebe notas de pelo menos sete pareceristas diferentes.
Para participar da avaliação, o curso necessita: ter titulação de bacharelado ou licenciatura; ter data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a 2015; ser presencial; ter turma em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo. É considerado apenas um curso por município de cada instituição. Não são consideradas as habilitações.