Durante a realização da Semana de Ciência, Arte e Política (Scap), pela PUC Minas São Gabriel, além de conferências e oficinas, o evento oferecerá circuitos culturais e artísticos abertos a toda comunidade acadêmica e externa, sem necessidade de inscrição. O tradicional Cortejo de Maracatu Bombos de Iroko abre a Scap neste sábado, 2 de setembro, às 9h30, com desfile nas ruas do bairro São Gabriel, convidando a comunidade a participar do evento.
Durante os três dias de evento, de 4 a 6 de setembro, será possível conferir a Exposição Rusá, de Tiago Aguiar, que é composta por dois trabalhos, du Rusá e la du Rusá. O primeiro mergulha na simbologia da Festa do Rosário dos Homens Pretos do Serro, no qual o artista cria memórias e registros afetivos em formato de imagem, por meio de retratos dos dançantes do congado. La du Rusá é um desdobramento desse trabalho, apresentando uma série de retratos em Selos Postais dos dançantes em momentos distintos, nos quais os retratados aparecem em trajes comuns e situações cotidianas. O trabalho foi selecionado pelo Edital de Ocupação de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado, passou por espaços como o CâmaraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais e centros culturais de Belo Horizonte.
A abertura da exposição acontece no dia 4 de setembro, às 19h30, no Foyer do Teatro PUC Minas São Gabriel. Já no dia 6 de setembro Mestre Linguinha & Bateria Show exibe o seu malabarismo com pandeiro, fechando a IX Scap. Mestre Linguinha, em mais de 15 anos de carreira, fez importantes participações em vários shows de artistas reconhecidos. A apresentação será no espaço Bim&Now, em frente à portaria principal da Unidade São Gabriel (rua Walter Ianni, 255).
Além desses circuitos, ocorrerão diversas apresentações musicais, feira de artesanato e comida, performances e outras exibições artísticas. Programação completa no site da Scap 2017: pucminas.br/scap