A Unidade São Gabriel, através dos cursos de Psicologia e Direito, iniciou na semana passada junto à comunidade do bairro São Gabriel e região, a promoção da mediação de conflitos, ação comunitária e educação em direitos humanos. As atividades são realizadas através do projeto de extensão MediAção Comunitária: Mediação de Conflitos e Educação Comunitária, coordenado pelo professor do Curso de Psicologia Rubens Ferreira do Nascimento. Para ser atendido, o interessado deverá marcar atendimento na Fundação Metodista (Rua Curimatã, 300 - São Gabriel) pelo telefone 3447-O373 ou no local.
A Mediação de Conflitos busca possibilitar a rápida resolução de desentendimentos, por meio do diálogo entre as partes, servindo-se como auxílio na criação de alternativas em soluções satisfatórias que possam colocar fim ao conflito. O projeto também oferece vagas para novos participantes dos cursos de Psicologia, Direito, Serviço Social, Comunicação Social, Pedagogia e Administração. Para participar é necessário realizar a capacitação sobre a Extensão da PUC Minas em data a ser divulgada pela Proex e entregar carta de intenção, histórico e currículo na Coordenação de Extensão da unidade (prédio H - sala 207), de segunda a sexta-feira, no horário das 14h às 18h, e terça e quinta-feira, das 8h30 às 12h. Poderá haver entrevista grupal e individual, caso necessário.
Histórico do projeto
O atual projeto de extensão é um desenvolvimento do antigo MEDH e ação comunitária, que começou sua atividade em 2014. O MEDH buscou realizar, reunindo alunos dos cursos de Psicologia e Direito, mediações de conflitos no bairro São Gabriel, práticas psicossociais de educação em direitos humanos, participou em mediações policiais no Projeto Mediar da Polícia Civil na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em ações socioambientais no Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa, na região do Baixo Onça no bairro Ribeiro de Abreu e em redes de desenvolvimento social-comunitário nos bairros São Gabriel e Jardim Felicidade.