Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 87 | 5 a 10 de junho de 2017

SCAP 2017

Porque os tempos estão mudando é o tema da Semana de Ciência, Arte e Política, SCAP2017 que acontece nos dias 4, 5 e 6 de setembro. As discussões abordarão as transformações na política e no país e na vida social, as transformações ocorridas a partir do uso das tecnologias da informação, pela influência das mídias e das novas plataformas de comunicação no entendimento de mundo e no acesso e universalização da informação, possibilitando o fenômeno da pós-verdade. Os temas questionam os novos tempos, como estas transformações afetam nossas vidas e como nosso modo de vida influencia o mundo.

A conferência de abertura Mutações Contemporâneas acontece no dia 4 de setembro, às 19h30, e será apresentada com o professor titular de filosofia da PUC SP e membro da Cia Teatral Ueinzz, Peter Pál Pelbart.

Numa sociedade de incertezas e crises de todos os tipos, muitas mudanças são geradas, as quais atravessam o mundo em todas as suas esferas, desde o campo sociopolítico, ao econômico e tecnológico. Inspirado na canção The Times They Are A-Changin (Os Tempos Estão Mudando) do Bob Dylan, a SCAP 2017 propõe-se a trazer tais mudanças em seus diversos eventos. Dentro da temática, o professor Peter Pál Pelbart abre a semana abordando as linhas de forças, do biopoder ao fármacopornopoder, que curvaram e ditaram a subjetividade contemporânea. Sob as influências de filósofos como Gilles Deleuze e Michael Foucault, irá tratar e identificar como essas linhas de forças criaram novas formas de contestação e resistência, repensando as relações entre poder, desejo, subjetividade, micro e macropolítica.

A estrutura do evento será a mesma dos anos anteriores com a realização de conferências, oficinas de extensão em escolas públicas, oficinas de formação para alunos e a realização do Seminário de Iniciação Científica.

O evento contará também com exposição fotográfica na Galeria LabSG; apresentações artísticas na cantina e no Espaço Bim&Now, feira de comida e artesanato, performances, intervenções artísticas e cortejo de abertura pelas ruas do bairro.