Promovido pelo Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), formado em parceria da Universidade com a Superintendência da Receita Federal em Minas Gerais e a Escola de Administração Fazendária (Esaf), a PUC Minas Barreiro iniciou, em fevereiro, o atendimento gratuito à população sobre dúvidas relacionadas ao preenchimento do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), ao Microempreendedor Individual (MEI), ao produtor rural (Imposto Territorial Rural-ITR), CPF, CND (Certidão Negativa de Débito de Pessoa Física). Já no âmbito estadual, serão esclarecidas dúvidas sobre o IPVA, o ITCDM, o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações; e, no âmbito municipal, IPTU e e-Consulta prévia de viabilidade de registro de empresas.
O atendimento, destinado as pessoas com renda de até três salários mínimos, feito pelos alunos de Ciências Contábeis, sob supervisão de professores, acontece durante todas as quartas e quintas-feiras, das 14h às 19h, na Unidade (av. Afonso Vaz de Melo, 1.200 – prédio 3, sala 409). Os interessados devem comparecer ao local ou agendar o atendimento pelo e-mail nafbarreiro@gmail.com.
Um dos objetivos do núcleo é a conscientização da possibilidade de destinação do imposto devido a instituições assistenciais cadastradas no Fundo da Infância e Adolescência (FIA), seja nos percentuais de 3% ou 6%, para fins de abatimento.
O atendimento é integrado, ou seja, aqueles que se dirigirem à Receita Federal em Belo Horizonte, à Receita Estadual – à Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF), e à Prefeitura, em busca de auxílio na declaração, serão orientados a procurar o NAF da Universidade. O atendimento ficará vinculado aos órgão, que receberão os relatórios gerados dos serviços realizados.
Produzido e editado pela Assessoria de Comunicação da PUC Minas no Barreiro
(31) 3328-9502 / comunicbar@pucminas.br