Aprendizagem baseada em problemas e sala de aula invertida é o tema da palestra da professora Laura Scheiber, da Columbia University, que será transmitida por videoconferência no dia 27 de março, às 15h, na sala multimeios 31 (prédio I – Unidade São Gabriel). A videoconferência é uma promoção do curso de Publicidade e Propaganda da Unidade São Gabriel e é aberta a todos os professores da Universidade.
A proposta é trazer ao corpo docente a discussão sobre os processos didático-pedagógicos na atualidade. A aprendizagem baseada em problemas estabelece uma estratégia pedagógica centrada no aluno, onde se procura que este aprenda por si próprio. O delineamento é elementar. Já a sala de aula invertida é uma metodologia que ressignifica o papel do aluno, do professor e da aprendizagem. Coloca o aluno no centro do processo ensino aprendizagem, como protagonista e, promove o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa, investigativa e colaborativa.
Laura Scheiber é doutora em Teachers College pela Columbia University no programa de Pós-graduação em Educação Comparativa e Sociologia do Departamento da Educação internacional e transcultural. Ela completou uma bolsa de pós-doutorado no Brasil, no Programa de Pós-graduação em Letras, do Departamento de Letras, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Ela é diretora do programa de New Media Arts no Educational Video Center em Nova Iorque e co-autora de Unequal Fortunes: Snapshots from the South Bronx.