O Curso de Ciências Contábeis desenvolve neste ano o projeto de extensão S.O.S. Condomínios, coordenado pelo professor José Wanderley Novato Silva, que tem como objetivo auxiliar no processo de gestão contábil e financeira dos condomínios dos bairros das regionais Norte e Nordeste de Belo Horizonte. O projeto oferecerá assessoria contábil-financeira aos síndicos e moradores de cerca de cinquenta condomínios das classes C e D. A iniciativa para o projeto não nasceu exclusivamente no meio acadêmico.
A demanda surgiu de participantes de uma oficina sobre Imposto de Renda realizada pela Coordenação de Extensão na Regional Norte da Prefeitura de Belo Horizonte no 1º semestre de 2016. Eles procuravam por algum tipo de ajuda para solução de problemas cotidianos que afligiam moradores de condomínios de variados tipos. Os problemas incluíam a dificuldade encontrada no gerenciamento dos gastos condominiais elaboração de balancetes, informações gerenciais e tributárias omitidas pelas administradoras, além das dificuldades no entendimento das informações legais, contábeis, financeiras e trabalhistas.
Desta forma, o projeto pretende suprir essa lacuna, aliando o conhecimento e experiência disponível no curso ao exercício nesse campo profissional, além de aprimorar e construir novas possibilidades didático-pedagógicas para os professores. Após divulgação em associações comunitárias e de moradores, entre outros lugares, e palestras sobre gestão contábil e financeira de condomínio em março, os alunos irão realizar assessoria e atendimento nos condomínios selecionados, recolhendo informações para análise e discussão com o objetivo de criar um relatório final para cada condomínio. Os dados levantados serão utilizados para a elaboração do Manual Simplificado de Gestão Contábil e Financeira do Condomínio. O projeto visa munir os moradores e síndicos de informações adequadas para a gestão condominial, solucionar dúvidas relativas a este processo e analisar a documentação referente à gestão contábil e financeira.