A Finit, Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia realizada na ultima semana, trouxe boas notícias para vários alunos da PUC Minas. Daniel Sanabria, João Victor Xavier e Raíssa Azevedo, do Curso de Sistemas de Informação da Unidade São Gabriel, venceram o Desafio FCA Futuro das Cidades, propondo a criação de uma plataforma de redes sociais direcionada à comunidade Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte. Os estudantes poderão apresentar a solução para o Board da Fiat Chrysler.
O Centro de Inovação Microsoft (MIC PUC Minas), instalado na Unidade São Gabriel, promoveu diversas atividades durante a feira. Em parceria com a Microsoft aconteceu o hackathon, maratona de programação de games, com objetivo de incentivar a participação na Imagine Campus. Durante a 100 Open Startups a CaptiveWifi, startup do aluno Diego Meireles, do Curso de Sistemas de Informação da Unidade São Gabriel, foi selecionada para apresentar o projeto desenvolvido dentro do Programa de Pré-Aceleração de Negócios da PUC Minas e desenvolveu um roteador destinado a estabelecimentos comerciais. A ideia é oferecer acesso gratuito à internet aos clientes em contrapartida com o compartilhamento de informações sobre o estabelecimento nas redes sociais.
Representantes do MIC PUC Minas e da Microsoft também participaram da palestra sobre a 4ª revolução industrial e o desenvolvimento de projetos na universidade com este foco. O coordenador do MIC, professor Sandro Jerônimo, ainda participou de painel com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais, Miguel Correa, sobre o papel do desenvolvimento do empreendedorismo digital dentro das instituições.
A Equipe Aqui tem Leite formada por alunos do Curso de Engenharia de Produção da Unidade Barreiro e pelo egresso do curso de Engenharia de Computação da Unidade São Gabriel Victor Lellis, faturaram o 3º lugar no Ideas for Milk, desafio de startups promovido pela Embrapa. A equipe desenvolveu um aplicativo direcionado ao comércio que evita a perda de estoque de leite considerando a data de validade.
Os alunos Iara Lopes, do Curso de Engenharia de Software e Luiz Gustavo, do Curso de Ciência da Computação, também ficaram em primeiro lugar no hackaton da Unimed BH. A equipe Javalis, da qual os alunos faziam parte, idealizou a criação do aplicativo Up Saúde, para facilitar a organização dos cuidadores de idosos. Os vencedores poderão desenvolver o projeto no Centro de Inovação da Unimed BH. As equipes SCL Rota - Sistema de Coleta de Leite e UAI de Minas, participantes do Ideas for Milk, também foram premiadas, além da equipe Filhos da PUC, que venceu o desafio do game League of Legends.