O Portal PUC Minas, gerenciado pela Secretaria de Comunicação da Universidade, por meio da Agência Publicidade e Web, terá nova versão que estará no ar a partir desta terça-feira, 18 de outubro. Em sua terceira importante adequação, desde sua criação em 2003, há avanços consideráveis em termos de usabilidade e navegabilidade. Também em termos de plasticidade, o novo Portal estará bem mais atualizado e em sintonia com as tendências dos ambientes digitais organizacionais contemporâneos. A cada mês, são cerca de 193 mil acessos, cuja tendência é de aumento com essas alterações que o deixaram ainda mais otimizado.
O Portal foi criado em 2003 com o objetivo de ser um canal de comunicação entre a Universidade e seus públicos, promovendo a interação e compartilhamento de informações gerais sobre a Instituição. Antes dele, a PUC Minas contava apenas com uma presença institucional na web, sem conteúdos dinâmicos e interativos, que fortalecessem a marca da Universidade e que promovessem uma comunicação eficaz.
Entre 2003 e 2004 a empresa Brasnet era a responsável pelo desenvolvimento e atualização de conteúdo do Portal da Universidade, recebendo as informações necessárias para publicação da Secretaria de Comunicação, que criou o setor de web a partir da implementação do primeiro portal dinâmico, em 2003.
Em 2004, a Bolt Brasil é contratada para desenvolver um novo portal, com a implementação de uma ferramenta de gestão de conteúdo, que possibilitaria maior agilidade no gerenciamento das informações a serem disponibilizadas no Portal, que passaria a ser feita exclusivamente pelos funcionários da Universidade, sem necessidade de intervenção de uma empresa terceirizada.
Em 2008, já com o Portal totalmente internalizado, a equipe da Secretaria de Comunicação desenvolveu a terceira versão do Portal da Universidade, fazendo melhorias na navegabilidade e usabilidade, implementando uma nova arquitetura de informações e melhorando o sistema de gerenciamento de conteúdo. Isso proporcionou mais agilidade aos funcionários da Universidade, que passaram a contar com a possibilidade de gerenciar seus próprios sites, através de login e senha de acesso ao sistema, descentralizando a administração de conteúdo dos setores envolvidos na publicação de conteúdo do Portal e de seus sites. Essa nova proposta facilitou ainda a criação de novos sites e hotsites, com integração de conteúdos disponíveis em banco de dados, que poderia alimentar várias páginas/sites simultaneamente, facilitando o cadastro e a atualização de conteúdo nos diversos sites hospedados nos servidores da Universidade.