Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 59 | 19 a 24 de setembro de 2016

SBGames 2016

Vários trabalhos do curso de Jogos Digitais são premiados durante evento

Vários trabalhos do curso de Jogos Digitais da PUC Minas foram premiados durante o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2016), maior evento científico da área de jogos na América Latina.
O jogo Requiem Slash, fruto da primeira etapa do trabalho de conclusão de curso dos alunos de Jogos Digitais da unidade São Gabriel foi campeão do festival de jogos independentes na categoria "Melhor Jogo de Estudantes". O jogo foi desenvolvido pelos alunos Augusto Godinho, Jean Diego Souza, Jessé Santana, Victor Martins e Yara Rocha, orientados pelo professor e coordenador do curso da Praça da Liberdade, Eduardo Fantini.
A dissertação "Uma proposta de heurísticas para avaliação de gameplay direcionadas a adultos mais velhos", apresentada por Mônica da Consolação Machado recebeu o prêmio de Inovação em Game Design no Workshop de Teses e Dissertações do SBGames. A dissertação foi defendida por Mônica no Programa de Pós-graduação em Informática e orientada pela professora Lucila Ishitani, O trabalho propôs um conjunto de heurísticas para avaliação de gameplay de jogos para idosos. Os resultados confirmam a validade desse conjunto de heurísticas, possibilitando o desenvolvimento de jogos digitais apropriados aos idosos.
O professor Marcelo La Carreta teve o artigo "Não tenha vergonha de vender, menos ainda de entreter: Serious Games pensados como Advergames" premiado como o melhor da trilha de Indústria. Já o artigo Twine Game Narrative and Discussion about LGBTQ Representation recebeu menção honrosa na trilha Cultura. O artigo é fruto do trabalho de conclusão de curso da aluna da UFMG Luiza Bragança, orientada pela professora Rosilane Mota e co-orientada pelo professor Eduardo Fantini.
O jogo de tabuleiro "Chute Real", desenvolvido pelos alunos Felipe Blaso, Igor Ribeiro, Indries Simões, Cristiano Rodrigues e Heron Silva da Unidade São Gabriel foi um dos finalistas do festival de jogos independentes na categoria "Melhor Jogo de Outras Plataformas". A produção do jogo foi orientada pelo professor Marcelo La Carretta.
A aluna Roselyne Lourdes teve seu trabalho aprovado e exposto na mostra de artes do SBGames 2016. Outros artigos também foram aprovados nas trilhas do evento.