Durante o evento de abertura da VIII Semana de Ciência, Arte e Política aconteceu o lançamento dos Anais da SCAP 2015 e Anais de Iniciação Científica, também referente à Semana de Iniciação Científica de 2015. Você pode conferir as publicações nos links a seguir.
Anais da Semana de Ciência, Arte e Política 2015
Anais de Iniciação Científica 2015
A SCAP contou com diversas atividades entre conferências, oficinas destinadas a alunos, moradores e escolas da região.
A conferência de abertura foi ministrada pelo filósofo e professor Vladimir Safatle e teve como tema O Sentido da Política no Mundo Contemporâneo. Vladimir Safatle leu seu manifesto Quando as ruas queimam: manifesto sobre a emergência, publicado em seu livro de mesmo nome, pela N-1 Edições, abordando as reivindicações dos populares que vão às ruas em todas as partes do mundo para defender seus interesses. "Quem ouvir o fogo perceberá que ele também diz outra coisa: que não há mais lugar. Em 2013, quando, no Brasil, as ruas começaram a queimar, uma jornalista entrevistou um manifestante. Ao final, ela perguntou seu nome: ‘Anota aí, eu sou ninguém’. De fato, a frase não poderia ser mais clara. (...) "Eu sou ninguém" é a mais forte de todas as armas políticas. Pois quem controla o modo de visibilidade e nomeação, controla o que irá aparecer e como os circuitos de afetos se construirão. (...)’Eu sou ninguém’ é, na verdade, a forma contraída de: ‘Eu sou o que você não nomeia e não consegue representar’", afirma o texto.
A Scap Of ofereceu 12 oficinas gratuitas abertas ao público externo sobre temas contemporâneos relacionados à política, cultura, tecnologia, ciência, meio ambiente, bem-estar e outros. A relação de oficinas e inscrições está disponível no site do evento. Também destinada ao público externo, a Scap Lá&Cá consiste na realização de oficinas nas escolas da região.
Já o projeto Tenda da Leitura aconteceu no dia 3 de setembro com o objetivo de estimular a leitura. Além da possibilidade de levar um livro para casa, a programação prevê performances artísticas, roda de bordados e histórias, dança circular holística, sarau aberto com poesia, fábulas e romances e espaço para troca de trabalhos artísticos.
No Corredor Cultural acontecerão diversas apresentações musicais todas as noites, além da Feira de Artesanato e Comida com Mercadoras da Arte, Ateliê Menina Flor, Tear Chileno, Consciência do Cerrado, Benfeitim Gourmet, entre outras atrações.
Veja a cobertura completa da SCAP no Facebook: facebook.com/scap.sg