No dia 27 de abril, a partir das 9h da manhã, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40, campus Coração Eucarístico), dez jurados, entre especialistas da Microsoft, de órgãos de imprensa como o jornal Estado de São Paulo, direção da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN) e representantes da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e da empresa BHTec, avaliarão os nove finalistas da etapa nacional do Imagine Cup 2016, a maior competição de tecnologia do mundo, organizada e patrocinada pela Microsoft Corp. Uma das equipes que concorrem à final nacional é a TowerUP, com o projeto Sonho de Jequi, equipe integrada por professor e alunos dos cursos de Tecnologia em Jogos Digitais e Sistemas de Informação da Unidade São Gabriel.
A partir das 10h30, o público poderá conhecer em detalhes, no segundo andar do museu, cada um dos nove projetos selecionados, no chamado hands on, momento em que as equipes estarão disponíveis para explicação sobre os respectivos projetos. A avaliação dos jurados prossegue até o final da tarde. O hands on é o único momento no qual o público poderá ver os projetos de forma completa.
De acordo com Rodrigo Dias, gerente de Programas Acadêmicos & Centros de Inovação Microsoft, 50% dos projetos que concorrem no Imagine Cup viram startups, as empresas nascentes de tecnologia.
A premiação dos vencedores nacionais acontecerá no dia 28 de abril, na Cidade Administrativa, sede do governo estadual mineiro, no bairro Serra Verde, em Belo Horizonte. Até esta data, haverá também votação popular, por meio das redes sociais, nos melhores projetos. Para votar na equipe TowerUP, deve-se utilizar as hashtags #towerup na #ImagineCupBR ou Sou #towerup na #ImagineCupBR #SouJequi #SouPUCMinas. Para ser contabilizado como voto popular, o post necessariamente deve conter hashtags com o nome da equipe #towerup e #ImagineCupBR.
A equipe vencedora viajará para a sede da Microsoft em Seattle, Washington, para disputar a final mundial. O finalista mundial será premiado com US$ 50 mil e terá mentoria, durante um mês, com a alta direção da Microsoft.
Sonho de Jequi
Coordenado pelo professor Sandro Jerônimo de Almeida, coordenador do Microsoft Innovation Center (MIC PUC Minas), sediado na Unidade São Gabriel, o projeto Sonho de Jequi é um jogo runner, destinado a crianças e adolescentes. O jogo mostra a vida de um menino que mora no Vale do Jequitinhonha, sua procura por água e alimentos, e a riqueza cultural daquela região. Integram a equipe os estudantes de Jogos Digitais Alessandra Faria de Castro, Érico Grasso e Ramon Coelho de Souza, e, de Sistemas de Informação, Daniel Sanabria. A iniciativa tem apoio da Cáritas Brasileira e do cantor e compositor Rubinho do Vale, autor da trilha sonora do jogo.
O estudante Daniel Sanabria explica que o jogo primeiramente foi produzido à mão, em aquarela, e depois transferido para programa 3D. A intenção do jogo é conscientizar os participantes e estimular o encaminhamento de donativos para a Cáritas Brasileira, entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário, com atuação junto aos excluídos.
Para mais informações, acesse o site ou consulte o anúncio da competição.