O Curso de Direito do campus Contagem realiza, a partir desta quarta-feira, 2 de março, a quarta edição do projeto Direito e Literatura. Neste semestre, os autores escolhidos são Miguel de Cervantes e William Shakespeare que, além da posição de destaque na literatura universal, completam, em 2016, 400 anos de morte, nos dias 22 e 23 de abril, respectivamente. A atividade é destinada a alunos e professores da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas.
O projeto Direito e Literatura é uma iniciativa da coordenadora de pesquisa do Curso de Direito do campus, professora Luciana Pimenta, e pretende ser um espaço de construção dialógica do saber jurídico, a partir do envolvimento de alunos e professores com o estudo e a discussão, a cada semestre, de uma obra de literatura. O objetivo do exercício é evidenciar como a literatura é capaz de sensibilizar para questões legais de difícil acesso, fomentando o olhar crítico.
As atividades acontecerão na sala multimeios do campus Contagem (prédio 3, sala 116), sempre às 18h, exceto o encontro de 16 de abril, que acontecerá às 13h. Confira as datas e as temáticas de cada encontro:
02/03: A pesquisa no ramo de estudo de Direito e Literatura
06/04: A força do sangue – Novela exemplar de Cervantes
16/04: Hamlet – sessão de cinema, comentários e debate
04/05: Um olhar sobre Dom Quixote – Cervantes
01/06: Um olhar sobre O mercador de Veneza - Shakespeare
A participação pode ocorrer independentemente de inscrição prévia, mediante assinatura da lista de presença, no local. A participação em cada encontro poderá ser aproveitada como Atividades Complementares de Graduação (ACG), no Curso de Direito, nos seguintes termos: duas horas complementares por cada evento das quartas-feiras e seis horas complementares para a tarde de cinema com licenciatura. O aluno também terá direito ao certificado de participação, ao final do evento, desde que tenha participado de, no mínimo, três encontros ao longo do semestre.