A PUC Minas se associa a toda a comunidade no esforço para combater a dengue, a chikungunya e o zika vírus. O mais eficiente meio de combater essas três graves doenças é prevenir o aparecimento do mosquito que as transmite. Em todos os campi e unidades da Universidade, a Pró-reitoria de Logística e Infraestrutura (Proinfra) intensificou o trabalho de observação e atuação para impedir quaisquer situações que possam favorecer o aparecimento de focos do Aedes aegypti.
A Universidade também distribuirá, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, 30 mil panfletos de esclarecimento, em todos os campi e unidades, sobre essas doenças e a forma de combate ao mosquito.
Com o apoio técnico do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), a Proinfra está realizando o treinamento e sensibilização dos funcionários que atuam na limpeza e manutenção das instalações da PUC Minas para que fiquem atentos a possíveis riscos: água parada, vasos de plantas, calhas, coberturas de edificações, caixas d’água, descarte inadequado de copos, latinhas, tampa e quaisquer outros vasilhames que possam acumular água.
É importante que professores, alunos e funcionários tenham ainda mais cuidado no descarte de objetos e a atenção para que se evite a formação de focos do mosquito, alerta o pró-reitor de Logística e Infraestrutura, professor Rômulo Albertini Rigueira.
Faz ainda parte desta ação o trabalho, por parte da Secretaria de Comunicação, de esclarecimento e sensibilização de toda a comunidade acadêmica para que se observem as medidas de prevenção ao mosquito e às graves doenças que ele pode transmitir.