O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, foi designado pelo governo federal para compor o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o chamado Conselhão, que tem o objetivo de assessorar a presidente da República, Dilma Rousseff. A lista dos nomes designados para compor o conselho foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 28 de janeiro.
O colegiado de assessoramento tem 92 integrantes, representando empresários, trabalhadores e a sociedade civil por um mandato de dois anos. Entre os conselheiros estão Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, Josué Gomes da Silva, presidente da Coteminas, Frederico Curado, diretor-presidente da Embraer, José Roberto Ermírio de Moraes, do Grupo Votorantim, José Carlos Martins, da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Roberto Setúbal, presidente do Itaú, Guilherme Affif Domingos, presidente do Sebrae, além do escritor Fernando Morais e o ator Wagner Moura.
No Conselho, Dom Mol representa a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na qual preside a Comissão para Acompanhamento da Reforma Política.