Adalberto avalia de forma positiva e credita parte do seu sucesso ao curso da Unidade São Gabriel. “Desde o início, a realização de trabalhos interdisciplinares nos prepara para a pesquisa científica. Na PUC, o curso tem uma qualidade de ensino que foi decisiva para que eu atingisse o sucesso na pesquisa”, disse.
O aluno formou no fim de 2014. Durante o mesmo ano, ele, sob orientação da professora Ana Carolina, desenvolveu o trabalho de conclusão de curso intitulado “Transparência Pública na gestão patrimonial das Instituições de Ensino Superior Federais Brasileiras”, pesquisa vencedora do 4º Prêmio Transparência Universitária.
No decorrer do desenvolvimento do trabalho, foi lançado o regulamento do prêmio que foi amplamente divulgado nas salas de aula do curso. Por ser um prêmio de prestígio, acabou por despertar o interesse do aluno. Adalberto conta que sua orientadora propôs que ele encaminhasse sua pesquisa após analisar a viabilidade.
Antes de ser agraciada com o prêmio de melhor trabalho, a produção de Adalberto passou por duas etapas. Na primeira foi feita uma avaliação de todas as pesquisas inscritas onde algumas foram destacadas. A segunda etapa foi a avaliação final que definiria a vencedora. O resultado foi publicado pela Ibracon em 24 de março e a solenidade de premiação aconteceu durante abertura da 5ª Conferência Brasileira de Contabilidade, no último dia 3.
Eles receberam o certificado das mãos do presidente da Diretoria Nacional do Ibracon, Idésio Coelho, e do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Ivânio Breda. Ambos, aluno e orientadora, foram premiados com uma viagem cultural para Londres que está marcada para setembro. O roteiro inclui uma visita técnica ao The International Accounting Standards Board - IASB (Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade).