Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 134 | 27 de agosto a 2 de setembro de 2018

Oportunidades

Programa Leiden University Excellence Scholarship

A Universidade de Leiden, a mais antiga da Holanda, abriu as inscrições para o Programa Leiden University Excellence Scholarship (LExS), o qual irá oferecer bolsas de mestrado a estudantes estrangeiros. Para cursos com início em fevereiro, o último dia de inscrição é o dia 1º de outubro e, para os cursos que iniciam em setembro, as inscrições estarão abertas até o dia 1º de fevereiro. O Programa LExS tem como pré-requisitos excelência acadêmica (estar entre os 10% de melhores alunos da turma) e proficiência em inglês, sendo que alguns cursos podem ter requisitos específicos.

Uma das modalidades de bolsas é voltada para estudantes internacionais não provenientes da União Europeia nem dos EUA que se candidatem para qualquer um dos mais de 70 programas de mestrado da instituição. A outra se volta para estudantes de todas as nacionalidades que se candidatem para programas de mestrado na área do Direito ou em Relações Internacionais e Diplomacia. Nem todos os programas têm turmas que abrem em fevereiro, pois alguns cursos possuem uma única turma que começa em setembro.

As bolsas não cobrem outros gastos, como as passagens aéreas, além de não fornecer uma ajuda de custo. Para conseguir o visto, o estudante terá de comprovar que possui condições de pagar a parte restante da matrícula (se ele não ganhar a bolsa do valor total) e se manter durante o curso.

As inscrições serão feitas no link, além de preencher a Application online, enviar uma carta de motivação e um currículo atualizado, enviar duas cartas de recomendação, carregar no site a cópia do passaporte, diploma, histórico acadêmico (com tradução e apostila) e certificado de proficiência em inglês e pagar uma taxa de inscrição de 100 euros.

Para mais informações, confira no site da universidade.