IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 122 | 15/08/2020 a 16/09/2020

Fala, Professor!

SARS-CoV-2: a importância do diagnóstico molecular no combate à pandemia

 

A pandemia do SARS-CoV-2 evidenciou a importância do Diagnóstico Molecular no contexto das doenças Infecciosas - técnica que detecta o material genético de micro-organismos em diferentes materiais com alta sensibilidade e especificidade. O resultado revela se o indivíduo está com a infecção ativa e desta maneira é possível gerenciar medidas de saúde pública, como lockdown ou flexibilizações de maneira segura e assertiva. Além disso, a pesquisa molecular do vírus possibilita o sequenciamento de seu genoma e compreensão da distribuição de suas linhagens, traçando a rota de dispersão da COVID-19 que é fundamental para compreender sua biologia. É necessário o monitoramento contínuo das eventuais alterações que esse vírus possa sofrer no sentido de compreender os rumos da pandemia.

Ademais, pode-se frizar que para o desenvolvimento de vacinas e drogas para tratamento é fundamental saber qual é a real diversidade do patógeno. A engenharia genética e molecular fornece essa base de conhecimento para a construção de plataformas vacinais, como a desenvolvida pela Fiocruz que trabalha com a inserção de um fragmento de SARS-CoV-2 dentro do genoma do Influenza - vírus causador da gripe sazonal -, que a partir de bons resultados imunogênicos e clínicos pode ser liberada para a utilização em larga escala. 

No entanto, há uma escassez de profissionais com conhecimento acerca das metodologias moleculares, interpretação dos dados obtidos e controle da qualidade. A vista disso, a Pós Graduação em Diagnóstico Molecular em Doenças Genéticas ofertada pela PUC Minas em parceria com o laboratório Hermes Pardini é uma excelente forma de se qualificar no ramo do diagnóstico que mais cresce atualmente, já que conta com professores atuantes no mercado de trabalho e apresenta uma perspectiva totalmente voltada para a interpretação de dados moleculares.

 

As autoras, professora Patrícia Gonçalves Pereira Couto e Silvia Helena Souza Pietra Pedroso, coordenam o curso de pós-graduação em Diagnóstico Molecular de Doenças Genéticas ao lado do professor José Horácio Reis. Saiba mais sobre o curso.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824