IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 122 | 15/08/2020 a 16/09/2020

Destaque

Pós-pandemia: como estará o mercado para os profissionais após o coronavírus

 

A ECONOMIA EM RETRAÇÃO PEDE UM NOVO POSICIONAMENTO PARA OS PROFISSIONAIS E EMPREENDEDORES

A PERGUNTA É: COMO SE DIFERENCIAR NESSE CONTEXTO?

 

O professor Frederico Vidigal, Doutor em Ciência da Informação (Gestão da Informação e Conhecimento) e pós-doutor em Estratégia, Marketing e Inovação, é coordenador do programa Master em Inteligência de Mercado da PUC Minas e nos ajuda a pensar o momento econômico e profissional que aflige muitos de nossos estudantes e recém-diplomados, seja na pós-graduação ou até mesmo na graduação. Em um levantamento da consultoria IDados, divulgado pelo G1 em agosto, aponta que 525 mil trabalhadores com diploma, entre 22 e 25 anos, são considerados sobre-educados - exercem ocupações que não exigem faculdade. Isso significa que 40% dos jovens com ensino superior (no primeiro trimenstre de 2020) não tem emprego qualificado. Para o professor Frederico, em um mercado que promete um reaquecimento lento, uma das alternativas é o empreendedorismo. Empreender é, sem dúvida, uma forma de construir experiência relevante, liderando pessoas, gerindo processos, precificando serviços, atendendo e negociando com clientes. Se o tão sonhado emprego do passado, caminho percorrido pela maior parte dos pais desses jovens, já não é a realidade, transformar ideias e talento em prestação de serviços é um caminho virtuoso. Vivemos em momento de demandas não atendidas. Há diversas formas de prestação de serviços que precisam de gente qualificada e com níveis mais altos de formação ou qualificação”, afirma.  

O cenário da pandemia deve agravar ainda mais esse processo, segundo dados do IBGE, também divulgados em agosto(14). Segundo a edição semanal da PNAD COVID19, pelo menos três milhões de pessoas ficaram sem trabalho devido à pandemia. A taxa de desocupação chegou a 13,7% na quarta semana de julho, atingindo 12,9 milhões de pessoas. Na primeira semana de maio, quando a pesquisa teve início, 9,8 milhões estavam sem trabalho. Ingressar na carreira que escolheu pode ser difícil, mas avançar em sua área de atuação também é um desafio constante. Ainda segundo o professor Frederico Vigal, o profissional deve se preparar para os desafios do mercado global e que não possui perspectivas de curto prazo para melhora econômica com criatividade, disposição e abertura para aprender sempre. “Aprender não apenas com  o conteúdo formal dos cursos realizados, mas relacionar-se de forma mais eficaz  com professores, atuais e antigos colegas de sala, colegas de empresa e seus. A postura colaborativa tem sido um dos melhores caminhos para se alcançar bons resultados e ser notado dentro de uma grande corporação. Para isso, é essencial desenvolver o tato para detectar a necessidade das pessoas e dos clientes”, defende.

LÓGICA DO TRABALHO

A crise econômica diminuiu ainda mais o número de vagas e fez com que as pessoas não conseguissem encontrar vagas em níveis compatíveis com as áreas de formação. Portanto, ainda vai demorar para o Brasil reabsorver os milhares de postos de trabalho perdidos durante a pandemia. O professor Frederico Vidigal avalia que para o Brasil ocupar posições superiores de desenvolvimento dependerá da recuperação de outros países do mundo e também de arrumar a própria casa. “A recuperação ainda levará um ano, no mínimo, para chegar”, afirma. Ele completa, no entanto, que outras oportunidades vão se desenhando pelo caminho. “Esperar que as coisas sejam como antes é utopia. Estar atento ao que está acontecendo e como as oportunidades irão aparecer é uma atitude mais inteligente. No que diz respeito às leis trabalhistas, o cenário sugere uma flexibilização com maior redução de custos para o empregador e alguma perda de direitos para os empregados, embora essa segunda situação seja uma demonstre retrocesso. O ganho de liberdade, flexibilidade e autonomia já tem sido valorizada pelos próprios profissionais e por suas empresas, há tempos. Em tempo de pandemia e isolamento social, essa é uma das lições aprendidas!”, define. 

 

CRIE SUA VANTAGEM COMPETITIVA

 

 

Professor Frederico Vidigal - Coordenador do Programa

 Master em Inteligência de Mercado da PUC Minas

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

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