IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 120 | 04/05/2020 a 03/06/2020

Em dia com o Mercado

Sem medo da mudança: professor Hélio se reinventa em meio ao distanciamento social

Hélio Ricardo Teixeira de Moura entrou em uma sala de aula pela primeira vez há 27 anos. De lá pra cá, exerceu outras atividades, sempre na área da Contabilidade. O professor, que atualmente coordena a pós-graduação em Perícia Contábil, trabalhou como auditor na Caixa Econômica Federal desde o início dos anos 1980, e como Perito Contábil desde 1990. Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas gerais - CRCMG -  e membro do grupo de estudos em Perícias Contábeis da mesma instituição, Hélio Moura conta um pouco sobre suas atividades e fala de sua expectativa de ministrar aulas remota. Confira:

 

Como é dar aula para a pós-graduação? Quais as especificidades deste público?

As turmas de Perícia Contábil do IEC PUC Minas são muito especiais, pois nela temos profissionais já bem capacitados e, não raro, referências no mercado. Lidar com pessoas de tão alto nível profissional é bastante complexo devido ao teor das cobranças, e imensamente gratificante justamente por isso: tais cobranças geram crescimento e atualização, aspectos muito importantes para os profissionais e para os professores. O curso que coordeno, especificamente, traz o diferencial de, além de agregar conhecimento, ter em si uma efetiva possibilidade de atuação e isto é perfeitamente confirmado pelo pleno desenvolvimento das turmas.

 

Como está a sua rotina neste momento de isolamento físico? O que mudou de mais radical?

Tenho 61 anos e faço parte de grupo de risco, então estou em pleno isolamento. Estou lendo muito, trabalhando remotamente com Perícias e assistindo muitos filmes bons. Eu fazia academia e estou parado e isso faz falta, mas o que me atinge mais é a saudade da minha netinha.

 

As aulas vão recomeçar em um novo formato. Quais as suas expectativas? O que os alunos podem esperar?

Estou um pouco preocupado, pois é basicamente minha primeira experiência nesse sentido. Gosto muito de interagir em sala de aula e não sei como será isso remotamente, às vezes bate até uma ansiedade. Ao mesmo tempo, acredito que será um excelente desafio tanto para nós, professores, quanto para os alunos. Penso que esta é uma oportunidade e tanto para vencermos nossas limitações.  

 

Quais dicas você daria para os alunos que vão passar por esta experiência?

Cuidem com muito carinho e atenção de todas as suas dúvidas, anotando-as e desenvolvendo-as. Tenham um pouco de paciência, pois essa realidade atinge a todos e tenham certeza de que estamos trabalhando para oferecer o melhor para todos.

 

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824