IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 120 | 04/05/2020 a 03/06/2020

Opinião

Thainá Roque, aluna da pós em Neurociência e Educação: bases neurofisiológicas do aprendizado, fala sobre sua experiência com o IEC PUC Minas em tempos de pandemia e conta o que espera do curso neste retorno às aulas.

O conhecimento amplia a vida

Thainá Roque

 

Meu nome é Thainá Roque, tenho 23 anos, sou Pedagoga, trabalho em uma escola da rede privada e iniciei minha Pós-graduação presencial na PUC Minas em 2019, no curso de Neurociência e Educação: bases neurofisiológicas do aprendizado e vou contar um pouco sobre minha experiência com a instituição nesses tempos que estamos vivendo.

A partir do momento em que as autoridades decidiram por isolamento social devido à pandemia causada pelo COVID-19, a PUC Minas, imediatamente, cancelou as aulas presenciais seguindo todas as recomendações previstas.

As aulas foram canceladas por quase dois meses, mas como as recomendações do Governo permanecem com o isolamento social, para melhor segurança de todos, a partir do dia 4 de maio, começarão as aulas remotas nos cursos de pós-graduação com o intuito de dar continuidade aos estudos, adequando, da melhor forma possível, à situação atual do país. 

Desde o primeiro momento, no início do isolamento social, a coordenadora do curso tem nos direcionado, passado informações e esclarecimentos. A todo momento a PUC nos envia e-mails, com orientações para resolver possíveis questões financeiras e outros temas relacionados a este momento. Além disso, a instituição disponibilizou um curso gratuito de Formação Profissional, com emissão de certificado de 70hrs. Eu aproveitei o momento para realizar o curso e estou amando! Adquirindo novos conhecimentos, com excelentes professores que transmitem os conteúdos de diversas formas: vídeos, slides interativos, podcast e textos. Realmente um curso ótimo para ampliar os horizontes e abrir a mente para novas possibilidades, principalmente no momento que estamos passando.

Com a notícia de que as aulas voltarão de forma remota, me empolguei, pois penso ser necessário e eficaz neste momento de pandemia, para que não percamos tempo no aprendizado e, também, nos fiquemos expostos ao coronavírus. As aulas remotas acontecem ao vivo, no horário normal de aula e, com isso, temos espaço para discutir e fazer perguntas ao professor abertamente. Além disso todo material utilizado e as atividades ficarão disponibilizados na plataforma virtual.

Assim que fomos notificados a respeito das aulas remotas, imediatamente, a coordenadora do curso, professora Flávia Lage, nos convidou para uma reunião virtual para nos esclarecer e tirar dúvidas, nos explicou sobre acordos financeiros, como ocorrerão as aulas, os recursos que vamos utilizar. Ela nos apresentou o novo calendário do semestre e falou sobre os combinados feitos com os professores, principalmente em relação a flexibilidade dos prazos de entrega das atividades, visto que a maioria das pessoas está com uma sobrecarga de trabalho neste momento. Por fim, ela se colocou à disposição para quaisquer dificuldades ou dúvidas que possam surgir.

Com tudo isso, me sinto muito tranquila e segura de estar realizando esta especialização na PUC, pois tenho total convicção em dizer que temos o apoio da coordenação e demais profissionais da instituição que tanto nos auxiliam neste momento delicado que vivemos.

Agradeço a todos da equipe PUC! Vamos estudar, pois o conhecimento amplia a vida!

 

Thainá Roque é professora e aluna do curso de pós-graduação 

Neurociência e Educação: bases neurofisiológicas do aprendizado 

 

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824