IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 120 | 04/05/2020 a 03/06/2020

Destaque

Conhecimento que aproxima: a retomada da pós-graduação acontecerá em regime remoto

As atividades acadêmicas da pós-graduação serão retomadas a partir do dia 04 de maio. No site do IEC PUC Minas estão disponíveis as datas de cada um dos cursos com início no 1º semestre de 2020. Para os cursos em andamento, a retomada também acontece a partir da próxima segunda-feira, de acordo com os horários divulgados pela Secretaria Acadêmica. As medidas foram adotas levando em conta o período de distanciamento social e a impossibilidade de realização das atividades presenciais, sendo apoiadas pelo ambiente virtual de aprendizagem (Canvas). “Nossos coordenadores e professores prepararam cuidadosamente a transição para esse modelo. Seguimos comprometidos com a qualidade e a tradição da PUC Minas, garantindo a continuidade do semestre letivo e preservando a saúde de todos os membros da comunidade acadêmica”, afirma o diretor de Educação Continuada, professor Miguel Alonso de Gouveia Valle.

1. Conheça o regime remoto

As aulas serão ministradas em tempo real, de acordo os dias da semana e horários previstos para o curso que você escolheu. Serão utilizadas ferramentas como compartilhamento de telas, trabalhos em grupo, interação entre os participantes, e etc. A aula acontecerá apenas para os alunos matriculados naquela disciplina, mantendo o grupo original de sua turma. E, quando tudo voltar ao normal, caso você queira ter a experiência presencial na disciplina cursada com o auxílio das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem (Canvas), poderá realizar - sem custo - em uma das turmas dos próximos semestres. "Certo de que sairemos mais fortes desse período, desejo um bom retorno ao trabalho para os alunos dos cursos que estão em andamento e as boas vindas aos estudantes dos novos cursos do semestre. Contem sempre com a PUC Minas. Estamos juntos nesse momento desafiador", completa o diretor, professor Miguel Alonso. 

Veja as principais diferenças entre o regime remoto e o modelo EAD tradicional:

 

2. Capacitação - Canvas

Veja as opções de capacitação para o uso do Canvas oferecidas pela Universidade durante esse período de atividades acadêmicas em regime remoto:

ALUNO: Acesse o GUIA com os primeiros passos. Ao acessar a plataforma, o FAQ Canvas está disponível no item Cursos de todos os estudantes matriculados na pós-graduação. O estudante vai acessar as principais orientações sobre a navegação no ambiente virtual.

PROFESSOR: Ao acessar a plataforma, todos os professores que atuam na pós-graduação poderão acessar o curso Preparando sua Disciplina para o Regime Letivo Remoto – IEC (Pós-graduação). O objetivo é auxiliar os docentes e indicar as melhores alternativas pedagógicas para o formato remoto.

 

3. Suporte Técnico e Acadêmico aos professores e alunos - Acesso ao Canvas 

As credenciais de acesso aos sistemas da Universidade (entre eles o Ambiente Virtual de Aprendizagem - Canvas) foram encaminhadas por email aos docente e discentes da pós-graduação. Caso seja necessário um suporte especializado durante o período de atividades remotas, o interessado deve entrar em contato conforme abaixo: 

(31)3131-2800 ou pelo e-mail: atendimentoiec@pucminas.br (acadêmico) ou informatica.praca@pucminas.br (suporte técnico)

Para os alunos e professores do campus da PUC Minas em Poços de Caldas, o suporte será realizado pelos contatos abaixo: 

Dúvidas Acadêmicas - Whatsapp (35)3729-9258, ou pelo e-mail: pos@pucpcaldas.br
Dúvidas de Acesso ao Canvas - Whatsapp (35)3729-9310 ou pelo e-mail: crc@pucpcaldas.br
 
 

4. Acesso ao Office 365 (Inclui Microsoft Teams)

PUC Minas disponibiliza aos professores e aos alunos (Graduação, Pós-graduação, Mestrado e Doutorado) gratuitamente, o acesso ao Office 365 Educacional para utilização online de vários recursos da Microsoft, entre eles o Teams (que será realizado  para as aulas ao vivo da pós-graduação lato sensu). 

Ao acessar o ambiente do Office 365 Educacional, o usuário aceita automaticamente a cumprir os termos e condições estabelecidos para utilização, podendo ter sua conta cancelada no descumprimento destes, perdendo inclusive o acesso ao pacote Office 365. 

Clique aqui para ler os Termos e condições para utilização do Office 365 Educacional.

Para o acesso ao ambiente do Office 365, siga as instruções a seguir:

- Acesse o endereço https://portal.office.com

- Informe sua credencial de acesso, contendo seu endereço xxxx@sga.pucminas.br (onde xxxx é o código de pessoa).

- Informe a senha.

(Se precisar de ajuda para identificar sua credencial de acesso, utilize o sistema de gestão acadêmico: SGA Aluno ou SGA Professor)

(Acesse o Tutorial de utilização do Office 365 aqui

 

5. Conteúdo extra com certificado 

 

Até o dia 30 de junho, os alunos matriculados na pós-graduação terão acesso ao módulo adicional de conteúdo avançado O Mundo em Transformação: seja um profissional preparado. São 70h de conteúdo on-line, desenvolvido por grandes nomes do mercado nacional e internacional. É um parceria da PUC Minas com o UOL Edtech, que é o braço de tecnologia para educação do Grupo UOL. Todos os matriculados que participarem receberão certificação. O conteúdo extra está disponível na plataforma Canvas e as informações de login/senha para acesso foram enviadas por e-mail, no dia 06/04.

Para ficar por dentro de todas as ações da Universidade durante o período da pandemia de coronavírus acesse aqui.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824