IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 119 | 14/04/2020 a 14/05/2020

Fala, Professor!

Home Office: como trabalhar sem sair de casa

Por Cristina Dumont* 

 

Essa quarentena está nos proporcionando um exercício de mudança de hábitos, readaptação e muita criatividade. Temos que nos cuidar, mas não podemos deixar a vida profissional de lado, por isso muitas pessoas adotaram o home office.

Trabalhar em casa é desafiador, então definir certas regras e adotar algumas práticas são fundamentais para o próprio bem-estar, e também daqueles que convivem conosco.

A organização é o primeiro ponto a ser observado. Organização do seu espaço para você manter o foco e a concentração, e organização pessoal para você se manter motivado(a) e acompanhar sua produtividade.

Veja algumas dicas para facilitar o seu dia-a-dia e deixar o clima da sua “casa-escritório” mais leve.

- Ao acordar, já arrume sua cama e abra a janela, deixe seu quarto organizado e arejado.

- Vista-se bem! É importante escolher uma roupa confortável, informal e adequada para trabalhar.

- Defina seu horário de trabalho e seja pontual, tanto para começar como para terminar.

- Escolha um local na casa para ser o seu escritório, organize nesse local tudo o que precisa (notebook, celular, caneta, agenda, enfim) isso evita que você circule pela casa e se desconcentre. Nossa casa tem muitos atrativos, quanto menos você circular, melhor será o seu rendimento.

- Agende reuniões dentro do expediente de trabalho. E não agende reuniões no horário do almoço: você e seus colegas precisam se alimentar.

- E, por falar em alimentação, cuide dos seus hábitos. Alimente-se nos horários corretos, evite abrir a geladeira toda hora e lembre-se de beber água.

- Planeje intervalos estratégicos de 5 a 10 min entre as reuniões.

- Sempre que possível, substitua o e-mail por uma ligação, isso ajuda a manter o contato e pode agilizar a solução de um problema.

- Saiba que imprevistos podem acontecer: seu filho se machucar, o chuveiro estragar... Então seja flexível.

- Faça combinados com sua família para todos entenderem que você está em casa, porém trabalhando.

- Ao final do dia, planeje sua agenda do dia seguinte, não confie na memória, anote! A agenda te tranquiliza, te ajuda a definir prioridades e você consegue acompanhar sua produtividade. Deixe sua mesa organizada para te receber no dia seguinte!

Aproveite esse momento da melhor maneira, execute seu trabalho e desfrute o tempo disponível com sua família!

 

Cristina Dumont é administradora de empresas com especialização em gestão de projetos. Coordenadora de cursos do IEC PUC MInas, ela percebeu que suas habilidades poderiam ajudar outras pessoas a terem melhor qualidade de vida, e que a organização era um dos aspectos importantes para essa melhoria. Assim, buscou uma nova especialização, capacitou-se tecnicamente, e se tornou Organizadora Profissional oferecendo consultorias e cursos em organização de espaços.

 

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824