IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 110 | 04/12/2018 a 31/12/2018

Fala, Professor!

Para expandir o pensamento criativo

As coordenadoras do Programa em Processos Criativos, Renata Alencar e Tailze Melo, abrem seus baús de referências criativas e nos dão preciosas dicas para a expansão do pensamento. Pronto para abrir a cabeça?

Série de oito episódios sobre processos criativos exibidos pelo Netflix mostrando os trabalhos de grandes ilustradores, designers, arquitetos e fotógrafos. É uma ótima referência para pensar sobre o que é viver um cotidiano voltado para a criação.

 

O livro aposta na ideia de filiação criativa para mostrar como a inspiração gratuita não existe. A recomendação do autor é que, ao buscar uma referência importante para um projeto criativo, possamos também correr atrás das potências criativas da própria referência. Assim, seria construído um tipo de “arvore genealógica” das nossas influências, possibilitando se chegar a metodologia de criação do artista admirado e não simplesmente a sua obra final.

 

O autor incentiva que usemos nossas próprias redes como modo de autodescoberta, nos tornando mais abertos e corajosos para mostrar o nosso processo de criação e não apenas o resultado final de um projeto.

 

O livro apresenta páginas de um caderno de Renato Russo em que o compositor registrava, em forma de listas,  suas referências de discos, livros, filmes, organizando assim seu pensamento inventivo. A lista é, portanto, mostrada como um importante recurso criativo que possibilita conhecer bastante do pensamento criativo de um grande artista.

 

No diário da pintora Frida Kahlo, publicado no Brasil em edição fac-símile, observamos uma mescla de diário pessoal com livro de processo. São intricadas tramas de linguagem em que é possível vislumbrar o modo como Frida aproximava cotidiano e arte. Suas anotações são bastante visuais e permitem uma viagem a um universo criativo potente, estimulando o pensamento criativo.

Coletânea de escritos em vários gêneros – poesia, ensaios, entrevistas – em que se desvela a íntima articulação entre a sensibilidade de observar o que é mais banal no cotidiano e a habilidade de transformar esse olhar em arte por meio das palavras e sua inesgotável capacidade de estimular a imaginação.

 

Livro que nos lembra do poder restaurador da ficção sugerindo livros para “curar” situações emocionais diversas. Destinado a pessoas que amam ler e buscam na literatura uma verdadeira fonte de vida e criatividade.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824