número 47 | 06/03/2012 a 03/04/2012


:: Voltar à primeira página do Boletim ::

Destaque

Uma boa dona-de-casa obtém recursos para cuidar do lar, os administra e necessita gerar resultados, expressos no bem estar da família. Para isso, precisa trabalhar como uma boa gestora. Isso mesmo: os conhecimentos da gestão podem ser utilizados em várias áreas e por diferentes tipos de profissionais. 

Muito se escuta falar sobre gestão, mas algumas vezes não se sabe exatamente o que a palavra significa. Para alguns, o termo pode ter sua origem no latim manus - mão - de onde se derivou também a palavra manufatura, explica o coordenador do curso de Gestão de Projetos Ambientais do IEC, professor Wagner Bitencourt de Moraes, biólogo e Mestre em Administração. Segundo ele, outros consideram que “gestão” seja proveniente do francês ménagement, que significa cuidando da casa. Também se especula que venha do italiano mannaggio, que é a arte de educar e comandar um cavalo, principalmente com as mãos nas rédeas, mas também com as pernas.

Moraes diz que, no Brasil, o termo gestão teve origem na tradução imprecisa da palavra management utilizada pelos norte-americanos como administração, direção, gerência e gerenciamento. Porém, sem ter havido uma contextualização dos conceitos e princípios inerentes à realidade brasileira. “Por isso existe tanta confusão”, esclarece. Ele explica ainda que gestão “é um conjunto de processos, técnicas e maneiras de organizar o esforço humano para se obter eficácia e mais eficiência das organizações e da Nação”.
                Com o objetivo de gerir uma organização de modo mais eficiente, o biólogo José Hermano Oliveira Franco buscou o curso Gestão de Projetos Ambientais no IEC. José é gerente de uma organização não governamental de proteção ambiental, que recebe recursos de governos e empresas e precisa aplicá-los com competência. “Agora [depois de fazer o curso], meus projetos estão muito melhores e mais completos. Contam, por exemplo, com análise de riscos”, diz o biólogo.

A também bióloga, Ana Bax, ex-aluna da especialização Gestão de Projetos Ambientais ressalta que os conhecimentos na área da gestão a ajudaram a enxergar o projeto como um todo. Ela, que é consultora em projetos ambientais da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, explica que isso foi possível graças aos Softwares de Gerenciamento de Projetos. Alguns podem pensar que gestão e ciências biológicas são bem diferentes, mas Ana garante que não. “As áreas são complementares. O meio ambiente é sistêmico e a gestão te dá a possibilidade de tratar disso”, ressalta ela.

Já no caso da consultora organizacional Jacqueline Portella, a área da gestão se sobrepôs a sua área de formação. Jacqueline é enfermeira e, em função do interesse pela área administrativa, buscou o curso Gestão da Saúde. Depois disso, chegou a ocupar o cargo de Diretora Geral de um hospital de médio porte, em Sete Lagoas. “A especialização em Gestão da Saúde abriu todo o meu caminho”, ressalta a ex-aluna que montou a própria empresa de consultoria organizacional. Ela diz ainda que “todo profissional precisa pelo menos entender como funciona a gestão”.

Nesse sentido, o Relações Públicas Sérgio Coelho Martins, consultor em gestão de marketing e ex-aluno do curso Gestão Estratégica de Marketing do IEC, acredita que a visão do todo é fundamental para todos os gestores. Sobre a pós-graduação na área, ele ressalta: “o curso ajudou a embasar teoricamente o meu trabalho”. Já a publicitária Cynthia Massote, também ex-aluna de Gestão Estratégica de Marketing, acredita que a especialização fez com que ela passasse a ter uma visão estratégia sobre a realidade dos clientes e sobre o modo como poderia contribuir para essa realidade.

Gestão X Gerenciamento 
          
Gestor ou gerente? Definir as tarefas de cada um também pode confundir. O gerenciamento trata de níveis específicos da organização, como departamentos e divisões ou projetos, segundo André Luís Lima de Paula, em texto publicado no site Webinsider. Já a gestão, trata de níveis especializados no que diz respeito à administração e ao gerenciamento. “Por exemplo, em projetos, temos a gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão dos riscos”, explica ele.    

“É importante ressaltar que a gestão de projetos está baseada em muitos dos princípios da administração geral, envolvendo, assim, negociação, solução de conflitos, comunicação, liderança e estudos de estrutura organizacional e de cultura organizacional”, explica o professor Moraes. Ele diz ainda que qualquer atividade que trate da implementação de projetos pode, e deve, utilizar os conhecimentos de gestão, “desde a elaboração de um livro até o reflorestamento de uma área degradada”, exemplifica o professor. 

06/03/2012


Em dia com o Mercado

Conhecimentos de gestão, administração e qualidade são fundamentais para minha atuação no mercado da saúde

Opinião



“Eu acredito que a gestão é fundamental para que o sistema produtivo tenha qualidade e agregue valor, independente do campo de atuação da companhia”. Adolfo Guerra, engenheiro de produção, aluno do curso Logística Integrada – Programa Trainee Corporativo de Logística Integrada do IEC PUC Minas em parceria com a Vale.



“Todo empreendimento necessita ser gerido. Ele é instituído para alcançar um propósito definido, segundo uma demanda. Desse modo, planejamento, coordenação e direção das atividades são essenciais para alcançar o fim almejado, ou seja, necessita de gestão”. Maria Clara Gerspachaer Lara, administradora, aluna do curso Administração Pública em Gestão de Cidades, do PREPES PUC Minas

Oportunidades

Coordenador de Projeto de Marketing

Consultor de Vendas Pleno

Analista de TI

 

Coordenador Administrativo de Condomínio

Engenheiro Mecânico – Construção Pesada

Programador Web

Analista Desenvolvedor

Controller

Analista de DP

Programador Java Trainee

Analista de Gente e Gestão

Analista de Banco de Dados

Auxiliar de Suporte de TI

Analista de Suporte de TI Pleno

Acontece na PUC

Sexta de Música Erudita

Inscrições PUC Minas Virtual até 15 de março

Oficina Introdução ao Teatro

MPB Quarta

Acontece em BH

2ª Mostra de Artefatos do Plug Minas

Marc Riboud

Salão do Estudante 2012

BH 360º - 1ª Mostra de Fotografia Panorâmica de Belo Horizonte

XV SILUBESA - Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental / Expo SILUBESA 2012

Ao longo dos últimos 20 anos, o Simpósio consolidou-se como um dos principais encontros para debates e atualização profissional entre especialistas brasileiros e portugueses. O evento acontece alternadamente em ambos os países, a cada dois anos, trazendo amplas avaliações, discussões e propostas para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente em ambos os países. A Expo Silubesa 2012 é a oportunidade perfeita para as empresas apresentarem seus produtos, serviços, tecnologias e equipamentos para a engenharia.

Serviço:
XV SILUBESA
Data: de 18.03.2012 até 21.03.2012
Local: Ouro Minas Palace Hotel
Informações: http:// www.abes-dn.org.br/eventos/abes/xv_silubesa/email.htm
Telefone: 21 2277-3913
Email: celia.cavalcante@abes-dn.org.br
Promoção: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES)
Realização: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES)

Informações retiradas do site da Belotur

Brazil Promotion Road Show Belo Horizonte

Feira do Empreendedor 2012

Curso de Formação de Analistas de Processos

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, escreva para imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263