OUTROS SERVIÇOS

PUC Minas Mobile

A PUC Minas lançou um aplicativo para smartphone e tablet. O PUC Minas Mobile está disponível para iOS (7+) e Android (4+) e pode ser acessado pela Play Store, para Android, ou pela Apple Store, para IOS.

No PUC Minas Mobile, você encontrará informações institucionais, como endereços e telefones das unidades, formas de ingresso, notícias diversas, além de vários recursos do SGA, entre eles, consulta de notas e faltas, materiais didáticos, mensagens da turma, calendário de atividades, horários de aulas, situação financeira, além da possibilidade de configurar o recebimento em tempo real de notificações de atualizações de notas e lançamento de faltas. Na versão inicial do aplicativo, apenas os alunos dos cursos de graduação terão acesso aos recursos do SGA no PUC Minas Mobile.

Através do Portal PUC Minas você consegue baixar os aplicativos: clique aqui.

Biblioteca

Responsável: Biblioteca Padre Alberto Antoniazzi
Local: Campus Coração Eucarístico – Prédio 26
Fone: (31)3319-4242 | (31)3319-4351 | (31)3319-4239
E-mail: bibsec@pucminas.br

As bibliotecas da PUC Minas reúnem o acervo bibliográfico destinado ao ensino, à pesquisa e extensão na Universidade.

Na utilização da biblioteca, para empréstimo de livros, é necessário o cadastramento, mediante apresentação do CARTÃO UNIVERSITÁRIO ou qualquer documento de identidade civil.

O aluno pode fazer o empréstimo de até 5 (cinco) livros por vez e o prazo para o empréstimo é de 7 (sete) dias úteis, podendo ser renovado pela página da Biblioteca Padre Alberto Antoniazzi no Portal da PUC Minas.

Outras informações sobre a Biblioteca
- Estrutura: instalada em local amplo e agradável, a Biblioteca da PUC Minas no Coração Eucarístico oferece amplo salão para estudos, sala para estudo individual e em grupo, auditório e galeria de arte. Está adaptada para atender adequadamente os portadores de necessidades especiais.
- Acervo: possui um rico acervo bibliográfico, que atende todas as áreas do conhecimento e demandas dos usuários dos cursos existentes na unidade, composto por CD-ROMs, vídeos, teses, folhetos, livros e periódicos (impressos e eletrônicos) entre outros.
- Programa PERGAMUM: permite ao usuário utilizar os serviços de consulta ao acervo, renovação, reservas, histórico de empréstimos, empréstimo residencial, sugestões gerais e disseminação seletiva da informação do Sistema de Bibliotecas da PUC Minas, não só pelos terminais de pesquisa local, como também pela Internet em tempo real.
- Serviços: empréstimo domiciliar e entre bibliotecas, comutação bibliográfica, orientação à elaboração de trabalhos acadêmicos, elaboração de ficha catalográfica para trabalhos de pós-graduação, orientação da normalização de trabalhos científicos defendidos no âmbito da PUC Minas, levantamento bibliográfico, além de visitas orientadas e atividades culturais.
- Bases de dados: disponibiliza, gratuitamente, diversos Portais de Bases de Dados virtuais que permitem aos usuários acessar artigos científicos produzidos pelos mais renomados pesquisadores. Os acessos podem ser tanto às referências completas, como também aos resumos e textos completos, nas diversas áreas do conhecimento, a depender da especificidade de cada base. Destacam-se, em grau de qualidade e utilização por parte dos alunos, o Portal de Periódicos da Capes.
- Atendimento à comunidade externa: a biblioteca é de livre acesso e disponibiliza consulta interna ao acervo e serviço de reprografia.
Mais informações: http://www.pucminas.br/documentos/biblioteca_regulamento_emprestimo_domiciliar.pdf

Apoio à Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais e com Deficiência

Setor responsável: NAI – Núcleo de Apoio à Inclusão
Sede: Campus Coração Eucarístico - prédio 43 – 1º andar - sala 107
Telefone: (31) 3319-4406 | (31) 3319-4611
E-mail: naicoord@pucminas.br

Criado pela Portaria Nº 011/2004, de 26 de março de 2004, o Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAI) é o setor responsável pelo suporte didático-pedagógico aos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) associadas às deficiências auditiva, visual e locomotora. Mais recentemente, o núcleo ampliou sua atuação, objetivando o atendimento aos alunos com transtornos de desenvolvimento e aprendizagem, contando, portanto, com as áreas da cegueira, da surdez, de LLM e de Transtorno do Desenvolvimento e Aprendizagem.

Com sede no campus Coração Eucarístico (Prédio 43 – Sala 107), o NAI, um dos setores que compõem a Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (SECAC), se faz presente nos campi e unidades da Universidade por meio da Divisão de Apoio Comunitário, também ligada à SECAC.

A coordenação geral do Núcleo está à disposição para atender professores e alunos, bem como para realizar palestras informativas e esclarecer dúvidas que porventura possam surgir no trato com o aluno com necessidades educacionais especiais.

Suporte didático-pedagógico prestado pelo Núcleo
:

Alunos com deficiência visual: transcrição de livros, textos provas e exercícios para o Braille; solicitação de ledor e transcritor para provas e trabalhos; ampliação de fonte para provas, exercícios e textos.

Alunos com limitações locomotoras: avalição das limitações para orientação a docentes, coordenadores e ao setor de infraestrutura da Universidade.

Alunos com deficiência auditiva: solicitação de intérprete de línguas de sinais – LIBRAS em eventos acadêmicos.

Alunos com transtornos do desenvolvimento e aprendizagem: avaliação dos transtornos para orientação a docentes e coordenadores.

Informações sobre prazos para solicitar apoio do NAI podem ser obtidas pelo e-mail naicoord@pucminas.br ou pelo número 31.3319 4611.

Estacionamento

Divisão de Operações - PROINFRA
Local: Campus Coração Eucarístico - Prédio 36
Fone: (31)3319-4930

A PUC Minas disponibiliza ao aluno regularmente matriculado a utilização de estacionamento conforme as condições de uso preestabelecidas pela Instituição. A credencial de acesso será emitida após o cadastramento do aluno, respeitando os critérios estabelecidos nas “Normas para utilização dos estacionamentos da PUC Minas”, bem como os limites e possibilidades físicas disponíveis. Para fazer o cadastramento, o aluno deve comparecer ao setor competente da sua unidade, com o comprovante de matrícula e o documento original do veículo emitido pelo Detran. O documento deverá estar em seu nome, dos pais, irmãos, cônjuge ou equivalente. Se for pessoa jurídica, o aluno deverá apresentar comprovação do vínculo. Horário de funcionamento do estacionamento: de segunda a sexta-feira das 6h30 às 23h e no sábado, das 6h30 às 17h30.

Complexo Esportivo (Quadras e Piscinas)

Local: Campus Coração Eucarístico - Prédio 65
Fone: (31)3319-4326
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h e aos sábados, das 8h às 17h - O seu funcionamento está vinculado ao calendário administrativo da PUC Minas e sujeito a alterações em função de eventos e afins.
O Complexo Esportivo tem como finalidade precípua atender as demandas acadêmicas da Universidade e, por missão estimular e contribuir no acesso ao esporte/lazer, em suas variadas manifestações, a comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários), bem como aos alunos vinculados a projetos em parcerias com outras instituições e alunos da Academia PUC Minas por meio de projetos de extensão, eventos esportivos e acadêmicos.
O acesso do aluno é feito sob apresentação do seu CARTÃO UNIVERSITÁRIO nas catracas eletrônicas.
Saiba mais: http://www.pucminas.br/esportes/complexo/index.html

Pesquisa e Iniciação Científica

Responsável: PROPPg
Local:Campus Coração Eucarístico - Prédio 1 - 1º andar - sala 101
Fone: (31)3319-4284
E-mail: proj.pesquisa@pucminas.br

Atendimento
A iniciação científica é o primeiro contato que o aluno de graduação estabelece com a pesquisa. O estudante é estimulado a enfrentar desafios, a reorganizar e a redefinir conhecimentos anteriormente produzidos, construindo um ato dinâmico de questionamento, indagação e aprofundamento sobre um determinado fenômeno.
O aluno na iniciação científica tem a oportunidade de desenvolver diferentes etapas da pesquisa, como a escrita acadêmica, a sistematização de ideias e referências teóricas, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios, a apresentação dos resultados da pesquisa em eventos científicos e demais atividades que envolvam o ofício de pesquisados.
A PUC Minas, sob a coordenação da PROPPg (Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação), promove as condições para o desenvolvimento da iniciação científica, por meio dos programas de financiamento de pesquisa institucional e público como Fapemig, FIP/PUC Minas,  PIBIC/CNPq,  PIBITI/CNPq e PROBIC/ PUC Minas.
Saiba mais: www.pucminas.br/pesquisa/

Extensão Universitária na PUC Minas

Responsável: PROEX
Local: Campus Coração Eucarístico - Prédio 30 - sala 307
Fone: (31)3319-4373
E-mail: proex@pucminas.br

Um diálogo entre comunidade acadêmica e sociedade, a fim de compreender a realidade e ser capaz de responder aos desafios, promovendo a democratização do conhecimento. Assim é possível explicar, brevemente, o que é a extensão universitária na PUC Minas. A gestão se dá pelo Colegiado Ampliado da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), presidido pelo Pró-reitor de Extensão e integrado por assessores, coordenadores dos núcleos temáticos da PROEX, coordenadores de extensão das unidades e campi, coordenadores de extensão dos institutos e faculdades e representante dos funcionários técnico-administrativos.

A Pró-Reitoria de Extensão é composta por seis núcleos temáticos: Direitos Humanos e Inclusão (NDHI); Criança e Adolescente (Ica); Meio Ambiente e Saúde (Numas); Núcleo de Tecnologia e Inovação (Nutei); Políticas Sociais e Urbanas (Nupsu) e Trabalho e Produção (Nutra). Esses núcleos são integrados por professores e técnicos com experiências diversificadas e têm como objetivo o estabelecimento de parcerias com institutos e faculdades da Universidade, a fim de estimular a integração entre extensão, ensino e pesquisa, e o estabelecimento de parcerias com organizações públicas, privadas e não governamentais, entre outras funções. A Proex também conta com a atuação das Coordenações de Extensão em cada unidade da PUC Minas, coordenadores de extensão dos Institutos e Faculdades e dos cursos de graduação. A PROEX é composta ainda pelos seguintes setores: Assessoria de Comunicação; Assessoria Técnico-acadêmica; Secretaria e Recepção; e Secretaria Administrativa.

A política de extensão da PUC Minas é efetivada por meio das seguintes modalidades: programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, publicações e outros produtos acadêmicos e práticas de extensão vinculadas às disciplinas. A PROEX, anualmente, lança o Edital de Projetos em agosto para que os professores possam submeter suas propostas com o objetivo de obterem o fomento junto à PROEX. As propostas devem se identificar com as linhas temáticas dos seis núcleos: Direitos Humanos e Inclusão (NDHI); Criança e Adolescente (ICA); Meio Ambiente e Saúde (Numas); Núcleo de Tecnologia e Inovação (Nutei); Políticas Sociais e Urbanas (Nupsu) e Trabalho e Produção (Nutra). Para inscrever um projeto, o professor deve preencher o formulário de apresentação de propostas, divulgado juntamente com o edital, em agosto, e entregá-lo, juntamente com os demais documentos informados, no caso dos campi/unidades fora da sede, nas Coordenações de Extensão, e, no caso da PUC Minas no Coração Eucarístico, na Assessoria Técnico-acadêmica da PROEX (prédio 30).
Você pode conhecer mais sobre a Proex pelo www.pucminas.br/proex.

Apoio Comunitário

Local: Campus Coração Eucarístico - Prédio 17
A SECAC é responsável pelo Apoio Comunitário, elaborando e executando políticas de ações comunitárias para atendimento do corpo docente, discente e técnico-administrativo.

A Coordenação de Apoio Comunitário presta assistência aos membros da comunidade universitária, apoiando e estimulando programas que busquem maior integração dessa comunidade. Entre as atribuições, também está a gestão das políticas de concessão de benefícios e de financiamento escolar para os alunos carentes da Universidade.

Modalidade de bolsas
ProUni – Inscrições através do site www.mec.gov.br. O aluno deverá acompanhar o calendário do processo por meio próprio site.
Bolsas remanescentes do ProUni – Estas vagas são disponíveis por curso, turno e Unidade oriundas de eventuais sobras do processo seletivo do ProUni. A partir do 1º semestre de 2014 o processo das bolsas remanescentes é realizado através do site www.mec.gov.br, sendo necessário que o candidato tenha participado de qualquer Enem a partir do ano de 2010.
Fies – A PUC Minas participa do Programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal – (Fies).
Financiamento Estudantil da PUC Minas – é um programa de financiamento próprio, que permite ao estudante pagar, durante o curso, metade do valor das mensalidades, e a outra metade restante a partir do término do período regular da graduação, devendo o valor financiado ser quitado, de forma parcelada, durante o mesmo prazo de duração do curso. Para mais informações acesse: www.pucminas.br/pucparavoce.
Bolsa do Grupo Familiar – desconto para alunos que têm mais de um dos integrantes de seu grupo familiar matriculados em cursos de graduação e pós-graduação oferecidos em qualquer uma das unidades da PUC Minas. O desconto é de 10% para grupos de dois integrantes e de 20% para grupos de três ou mais integrantes e é concedido apenas aos alunos matriculados em cursos de graduação. Inscrições através do SGA/Aluno.
Bolsa por Destaque Acadêmico – benefício semestral de 50% (cinquenta por cento) concedido ao aluno que obtiver o melhor rendimento acadêmico por curso, turno e unidade.
Bolsa Colégio Santa Maria – Este benefício é concedido somente no primeiro semestre do ano. O aluno deverá fazer a inscrição no prédio 17 – Setor de Bolsa – Campus Coração Eucarístico. Documento necessário: cópia do histórico escolar, cartão universitário, nota do Enem.

Mais informações:
ProUni e Fies: Prédio 8 – (31)3319-4384
Demais bolsas: Prédio 17 – (31) 3319-4197

Setor de Estágio

Local: Campus Coração Eucarístico - Prédio 17
Fone: (31)3319-4227

A Coordenação de Estágio Integrado é a responsável na PUC Minas por viabilizar as atividades de estágio dos alunos, segundo os Projetos Pedagógicos dos Cursos e a legislação vigente. Através do site www.estagio.pucminas.br, o aluno terá todas as informações necessárias, para formalização do estágio e verificar quais as oportunidades disponíveis para o seu Curso.
http://www.pucminas.br/prograd/catalogodecursos/CEI/PortalEstagio/NA – Artigo 2 , inciso 2.2.6

Formaturas

Local: Campus Coração Eucarístico - Prédio 6
Telefone: (31)3319–4676
E-mail: formaturas@pucminas.br
As atividades de cerimonial de formaturas da PUC Minas são vinculadas à Assessoria de Relações Públicas/Secretaria de Comunicação da Universidade e realizadas pelos setores conforme abaixo:

  • Setor de Formaturas – para os cursos do Coração Eucarístico e Praça da Liberdade
  • Assessorias de Comunicação da Unidade – para os cursos das Unidades da Grande BH, Poços de Caldas e PUC Minas Virtual
  • Setores Designados – para cursos de Arcos, Guanhães e Serro

 

Estes setores são responsáveis pela organização das solenidades de Colação de Grau.

Faz-se necessário que os alunos conheçam o Manual de Colação de Grau, com orientações e informações importantes sobre os procedimentos de formatura. O manual, bem como os contatos dos setores responsáveis em cada unidade, está disponível em www.pucminas.br/formaturas ou pelo SGA-Aluno > Setor de Formaturas > Informações.

PUC Minas Virtual

Local: Av. Trinta e um de Março, 1020 – Dom Cabral
Telefone: (31)3319-4444
E-mail: atendimentocentral@pucminas.br

O Núcleo de Educação a Distância é responsável pela estruturação, operação e oferta de cursos a distância. A PUC Minas Virtual oferece cursos de graduação, especialização lato sensu, cursos de curta duração (atualização), além de disciplinas isoladas para a graduação presencial.

Intercâmbio

Local: Campus Coração Eucarístico – Prédio 43 – 6º andar – sala 500
E-mail: seplanri@pucminas.br
Telefones:
(31) 3319-4134/4394

A Assessoria de Relações Internacionais, órgão da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, desenvolve, orienta e promove a política de internacionalização da Universidade.

As atividades principais são:

a) Realizar convênios com instituições estrangeiras de ensino e pesquisa
b) Apoiar alunos, professores e funcionários da PUC Minas para a execução de pesquisas e estudos no exterior
c) Monitorar oportunidades de bolsas de estudos e financiamento a pesquisas para a comunidade acadêmica da Universidade
d) Recepcionar e orientar alunos, professores e pesquisadores estrangeiros em visita à PUC Minas
e) Promover eventos internacionais na Universidade
f) Realizar acordos para estudo de idiomas e trabalho no exterior
g) Desenvolver projetos voltados para a internacionalização da PUC Minas

Serviço de Assistência Judiciária - SAJ

Local: Rua Dom José Pereira Lara, 339 - Bairro Coração Eucarístico
Fone: (31)3375-5772 | fax: (31) 3375-5773

O Serviço de Assistência Judiciária, hoje, tem por objetivo principal o aprendizado dos alunos que estão matriculados a partir do 7º período do Curso de Direito. Além do aprendizado, o SAJ atende as pessoas carentes da comunidade, dando-lhes o suporte jurídico necessário na busca de seus direitos na Justiça.

No Serviço de Assistência Judiciária da PUC Minas no Coração Eucarístico, as marcações normalmente são realizadas no início de cada semestre, até o preenchimento total das vagas. O cadastramento dos interessados no atendimento em questão atualmente está sendo realizado por meio da distribuição de senhas, às segundas-feiras, a partir das 8h, e às terças-feiras, a partir das 14h. Atualmente o SAJ existe nas seguintes unidades da PUC Minas: Coração Eucarístico, Contagem, Betim, São Gabriel, Barreiro, Poços de Caldas e Arcos (cada unidade tem seu calendário próprio).

O interessado precisa levar, no momento do cadastramento, a carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. O atendimento é exclusivo à população carente. O SAJ atende a todas as causas, exceto trabalhistas e previdenciárias. Com o agendamento, é marcado dia e horário para a exposição do problema.

Clínica de Psicologia

Local: Campus Coração Eucarístico – Prédio 44
Telefone: (31)3319-4322
   
Objetivos:

  • realização dos estágios das disciplinas Estágio Supervisionado, de atendimento em Psicologia Clínica
  • prestar serviços à comunidade, nas demandas de atendimento psicológico
  • produzir conhecimentos a partir da prática, cumprindo, assim, uma das funções da Universidade
  • realimentar o currículo do curso de Psicologia com informações provenientes da prática desenvolvida, mantendo-o, em sintonia com as demandas do exercício da profissão

A inscrição é feita pessoalmente mediante a apresentação de identidade, CPF e comprovante de endereço. A marcação é feita na hora. Os atendimentos são feitos uma vez por semana e orientação vocacional duas vezes por semana. Não é pré-requisito o encaminhamento. São oferecidos os seguintes serviços: aconselhamento psicológico, diagnóstico interventivo de crianças, adolescentes e das relações familiares, orientação vocacional, psicomotricidade, psicopedagogia, psicoterapia de crianças, adolescentes, adultos, casal e família. Atendimento ao público em geral, trabalha com a isenção (para carentes) ou com a taxa simbólica para pessoas que possam pagar. O atendimento é feito por monitores do 6º período ao 11º período de Psicologia, coordenado por professores.

Clínica de Odontologia

Local: Campus Coração Eucarístico – Prédio 45
Telefone: (31) 3319-4164 / (31)3319-4454

A Faculdade de Odontologia da PUC Minas presta atendimento odontológico à comunidade, professores, alunos e funcionários.

A clínica atende a qualquer tipo de caso sem encaminhamento. Apenas em casos de patologia clínica os pacientes são encaminhados pelo SUS. As pessoas precisam fazer inscrição, levar identidade e comprovante de endereço. Existe uma fila. As inscrições estão fechadas por tempo indeterminado. O atendimento é gratuito, com exceção dos trabalhos de prótese que são pagos. O atendimento é feito por alunos do 3º período ao 9º período e coordenado por professores. A clínica funciona apenas no Coração Eucarístico.

Clínica de Fisioterapia

Local: Campus Coração Eucarístico - Prédio 46
Telefone: (31)3319-4423 |(31) 3319-4424

Com equipamentos de última geração e uma equipe de professores e alunos dedicados ao atendimento à população, a PUC Minas apresenta o seu novo Centro Clínico de Fisioterapia. Instalado no campus Coração Eucarístico, onde também funciona o curso de graduação, o centro garante assistência gratuita nas áreas de neurologia adulto, respiratório adulto e infantil, ortopedia adulto e infantil e uro-ginecologia e obstetrícia, através do convênio com o Sistema Único de Saúde-SUS.

A pessoa deve ter um pedido médico feito em qualquer Posto de Saúde. Com o pedido em mãos, deve se dirigir ao PAM do Sagrada Família, apresentar o pedido no setor de reabilitação e solicitar uma guia. De posse dessa guia, com identidade e CPF, ela pode comparecer à PUC. No máximo em uma semana começa o tratamento. O atendimento é feito para pessoas carentes e quem faz a triagem é o PAM. Os locais são: Coração Eucarístico, Betim e Poços. Áreas de reabilitação oferecidas na clínica: neurologia, ortopedia, pneumologia, ginecologia e obstetrícia. O Centro Clínico de Fisioterapia é sediado na Avenida 31 de Março, acesso 7 do campus da PUC. Todas as clínicas são compostas de dois professores, por turno, que supervisionam os alunos de graduação do 8º e 10º períodos do Curso de Fisioterapia.

Clínica de Fonoaudiologia

Local: Campus Coração Eucarístico – Prédio 46
Telefone: (31)3319-4662

O paciente pode procurar por demanda espontânea, ou por encaminhamento de algum outro especialista. A pessoa precisa apresentar identidade e CPF. É feita num primeiro momento uma entrevista para diagnóstico e depois é encaminhada para a especialidade. A clínica abrange todas especialidades da Fonoaudiologia e já existe fila de espera e a rapidez no atendimento depende da quantidade vagas. A clínica presta serviço de diagnósticos e encaminhamentos, e o atendimento é realizado pelos alunos do 6º, 7º e 8º períodos do curso, e os tratamentos são sob a supervisão dos professores.

Laboratório de Informática

Local: Campus Coração Eucarístico – Prédio 34
Telefone: (31)3319-4243

A PUC Minas coloca toda sua infraestrutura laboratorial a serviço do atendimento de demandas da comunidade acadêmica.
Temos vários laboratórios de informática disponíveis em alguns prédios do campus. Consulte a Secretaria Acadêmica para saber o mais próximo de você, ou no prédio 34, que tem laboratórios de informática de uso comum a todos os cursos do campus Coração Eucarístico.
Consulte as normas de utilização:

http://www.pucminas.br/destaques/index_interna.php?pagina=619

Ouvidoria

Local: Campus Coração Eucarístico - prédio 48
Telefones: (31) 3319-4428 | (31) 3319-4429
E-mail: ouvidoria@pucminas.br

A ouvidoria da PUC Minas foi criada tendo como principais objetivos estreitar relações, ajudar a solucionar problemas, ouvir sugestões, esclarecer dúvidas e, principalmente, analisá-las de forma personalizada e imparcial. Esse trabalho estende-se a todos os segmentos que compõem a comunidade: alunos, professores e funcionários, bem como a todos os parceiros que a PUC Minas tem para levar seus projetos em frente.