GREEN - Grupo de Estudos em Energia Portal PUC Minas
Subir Descer

GREEN

O Grupo de Estudos em Energia (GREEN) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais é um laboratório referência no cenário nacional de estudos e pesquisas em energia solar.

Criado em novembro de 1997, o GREEN representou uma visão estratégica da PUC Minas sobre a importância da energia renovável na sociedade humana. Devido à relevante contribuição de sua equipe ao desenvolvimento e divulgação da energia solar térmica no país, o laboratório passou a integrar uma rede de centros de referência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O Centro Brasileiro para Desenvolvimento da Energia Solar Térmica (GREEN Solar) funciona sob a coordenação executiva da PUC Minas e administração de um Conselho Gestor constituído, inicialmente, por representantes do MCT, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (SECT-MG) e da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA). A partir de 2003 a Eletrobrás/Procel passou também a integrar este Conselho.


Arquivo GREEN

O laboratório é vinculado ao Instituto Politécnico da PUC Minas (IPUC) e desenvolve pesquisas em variados núcleos como: energia solar térmica, energia solar fotovoltaica, arquitetura solar, computação aplicada à energia solar, radiação solar e iluminância, cogeração e eficiência energética.

O trabalho do GREEN tem aspecto interdisciplinar, envolvendo profissionais e estudantes de variadas áreas como Engenharia (Energia, Mecânica, Mecatrônica, Elétrica, Eletrônica e Telecomunicações, Controle e Automação), Física, Arquitetura, Administração, Ciência da Computação e Comunicação Social.

O Grupo de Estudos em Energia, ao longo de sua história, contribuiu para a formação de cerca de 150 estudantes de diversos cursos da PUC Minas que estão hoje no mercado de trabalho, muitas vezes no setor de energia solar. Outro desdobramento da atividade acadêmica do GREEN foi a participação na concepção e implantação do Curso de Graduação em Engenharia de Energia, em 2007 e da linha de pesquisa em Sistemas Térmicos no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, em nível de mestrado e doutorado.

A busca por soluções energéticas eficientes, sociais e ambientalmente justas, é a missão do laboratório e norteia as atividades e trabalhos desenvolvidos.

Projetos em energia solar
Dentre as atividades do GREEN, destaca-se a realização de estudos e projetos que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico dos sistemas de aquecimento solar. Alguns destes projetos representam marcos importantes em nossa trajetória.

1997 – Programa Brasileiro de Etiquetagem

2000 – Projeto Eletrobrás Solar – Conjunto Sapucaias

2001 – Centro para Desenvolvimento e Pesquisa Aplicada em Eficiência Energética e Energias Renováveis

2002 - Avaliação Tecnológica da Energia Solar Fotovoltaica (P&D 017)

2002 – Avaliação Experimental de Sistema de Geração Distribuída de Energia Solar Fotovoltaica Interligado à Rede Elétrica (P&D 013)

2004 – Simulador Solar

2004 – Projeto SolBrasil

2006 – “Avaliação de Instalações de Aquecimento Solar no Brasil”

2008 - Controlador Integrado para Sistemas de Geração Híbrida Solar e Eólica (CIG SOL-AR)

Av. Dom José Gaspar, 500 • Coração Eucarístico • Belo Horizonte • MG