Setor de Formaturas

Requerimento de Formatura

No início de seu último semestre letivo e de acordo com as datas previstas no Calendário Acadêmico e Administrativo (disponibilizado pelo CRA), o provável formando deverá requerer no SGA-Aluno sua Colação de Grau, optando pela Sessão Solene ou pelo Ato Interno, anexando ao requerimento cópia da certidão de nascimento ou casamento e da carteira de identidade. Toda a documentação deverá ser entregue à Secretaria Acadêmica do seu curso/unidade para verificação da situação escolar do aluno.
Leia mais sobre o requerimento de Formatura no Manual de Colação de Grau.

Manual de Colação de Grau para o Formando e a Comissão de Formatura

O manual tem como objetivo principal normatizar as solenidades de Colação de Grau dos cursos de graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, além de minimizar as dúvidas e orientar os prováveis formandos e comissíµes de formatura para os preparativos referentes às solenidades.

No manual, são tratadas questíµes como:

  • a distinção entre Sessão Solene e Ato Acadêmico Interno;
  • formalização do cerimonial e o protocolo, assim como a forma de condução da cerimônia;
  • requerimento de formatura;
  • informações sobre beca, capelo, convite de formatura e videofoto;
  • definições de discursos e seu tempo de duração;
  • homenagens para: paraninfo / paraninfa; patrono / patronesse.

O que é a Colação de Grau?

Conforme previsto na Resolução 08/2006, a Colação de Grau é o ato pelo qual o Reitor ou seu representante, confere aos concluintes dos cursos de graduação da PUC Minas o respectivo grau, com declaração do título a que fazem jus.
A conferência de grau acontecerá em duas situações, conforme a opção do formando ao preencher o requerimento de formatura pelo SGA-Aluno, no início do último semestre letivo do curso:

Sobre o ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é uma prova realizada a cada três anos, por curso, e que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimentos gerais.