Grade e Corpo Docente

Psicologia - Betim

Turno: Noite

1º período
DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
CIÊNCIAS SOCIAIS80TEÓRICA:
  • Isabel dos Anjos Leandro
  • CULTURA RELIGIOSA: FENÔMENO RELIGIOSO40TEÓRICA:
  • Cristiano Anderson Bahia
  • FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE40TEÓRICA:
  • Clécio Luiz Silva Júnior
  • PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM80TEÓRICA:
  • Rosa Maria Corrêa
  • PSICOLOGIA: HISTÓRIA, EPISTEMOLOGIA E PROFISSÃO80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • SEMINÁRIO40
    TEÓRICA:
  • Disciplina ministrada por palestrantes convidados
  • TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA80TEÓRICA:
  • Jane Moreira de Azevedo
  • 2º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: PRINCIPIOS BÁSICOS E APLICAÇÕES80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • CULTURA RELIGIOSA: PESSOA E SOCIEDADE40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • ESTÁGIO - PRÁTICAS INVESTIGATIVAS I80ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Kellyane Madureira Figueiredo
  • FILOSOFIA: ANTROPOLOGIA E ÉTICA80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • NEUROANATOMOFISIOLOGIA80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PESQUISA QUALITATIVA EM PSICOLOGIA40
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOMETRIA80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • 3º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    ESTÁGIO - PRÁTICAS INVESTIGATIVAS II80ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Juliana Mendanha Brandão
  • Luana Souza Matheus
  • Marcela Almeida Sousa de Morais
  • OPTATIVA I80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA SOCIAL80TEÓRICA:
  • Rosana Figueiredo Vieira
  • PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS80TEÓRICA:
  • Rosa Maria Corrêa
  • PSICOLOGIA, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES80TEÓRICA:
  • Naiara Cristiane da Silva
  • TEORIAS DA ADOLESCÊNCIA E DA JUVENTUDE80TEÓRICA:
  • Kellyane Madureira Figueiredo
  • Formação: Licenciado
    LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • 4º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    ESTÁGIO - PRÁTICAS INVESTIGATIVAS III80requisito(s)
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Professor(es) a definir
  • NEUROPSICOLOGIA80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • OPTATIVA II80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA DOS GRUPOS E DAS INSTITUIÇÕES100PRÁTICA:
  • Rosana Figueiredo Vieira

  • TEÓRICA:
  • Rosana Figueiredo Vieira
  • TÉCNICAS DE EXAME E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA80requisito(s)TEÓRICA:
  • Kellyane Madureira Figueiredo
  • TEORIA PSICANALITICA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Licenciado
    FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • 5º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    ESTÁGIO I80
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Professor(es) a definir
  • FUNDAMENTOS DE PSICOPATOLOGIA80TEÓRICA:
  • Celso Renato Silva
  • OPTATIVA III80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA E VELHICE80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA E ÉTICA80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA, SAÚDE COLETIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS100
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Licenciado
    TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS60
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • 6º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    CLÍNICAS DO TRABALHO40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • ESTÁGIO II80
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Professor(es) a definir
  • OPTATIVA IV80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA EXISTENCIAL-HUMANISTA80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • TEORIA SISTEMICA80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL80requisito(s)
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Licenciado
    PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO PROCESSO DIDÁTICO80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • 7º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    ESTÁGIO III80
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Professor(es) a definir
  • OPTATIVA V80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL120
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICODIAGNÓSTICO80requisito(s)
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA JURÍDICA80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOPATOLOGIA80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOTERAPIA SISTÊMICA80requisito(s)
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Licenciado
    ESTÁGIO I: A VIVÊNCIA NA ESCOLA140
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA, CULTURA E TRABALHO DOCENTE80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • 8º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    ESTAGIO IV60
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Professor(es) a definir
  • ESTÁGIO V60
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Professor(es) a definir
  • ESTUDOS TEMÁTICOS E METODOLÓGICOS60
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA E ARTE80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA HOSPITALAR40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA SOCIOAMBIENTAL80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • SAÚDE MENTAL E TRABALHO80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Licenciado
    ESTÁGIO II: A DOCÊNCIA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL170
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA E TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE EDUCAÇÃO40
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • 9º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    CLÍNICA PSICANALÍTICA80requisito(s)
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • LIDERANÇA E GESTÃO DE CARREIRAS80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA POLÍTICA40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA - A40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I60requisito(s)
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Cuidado, Processos Psicossociais e Saúde
    ESTÁGIO DE ÊNFASE I - CPPS60requisito(s)
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Professor(es) a definir
  • INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS (CPPS)40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Gestão, Processos de Subjetivação e Instituições
    ESTÁGIO DE ÊNFASE I - GPSI60requisito(s)
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Professor(es) a definir
  • INTERVENÇÕES CLÍNICAS E TRABALHO (GPSI)40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Licenciado
    PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • 10º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    PSICOLOGIA DO TRÂNSITO40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA - B40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II60requisito(s)
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Cuidado, Processos Psicossociais e Saúde
    CLÍNICA E CONTEMPORANEIDADE (CPPS)40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • ESTÁGIO DE ÊNFASE II - CPPS60requisito(s)
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Professor(es) a definir
  • SEMINÁRIO TEMÁTICO DE INTEGRAÇÃO (CPPS)40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Gestão, Processos de Subjetivação e Instituições
    ESTÁGIO DE ÊNFASE II - GPSI60requisito(s)
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA E NOVAS TECNOLOGIAS (GPSI)40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • SEMINÁRIO TEMÁTICO DE INTEGRAÇÃO (GPSI)40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir


  • Data da última atualização: 18/03/2024

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    Critérios de avaliação

     

    Os critérios de avaliação da PUC Minas são definidos no item 5 das normas acadêmicas (Resoluçãonº02 de 1.07.2016) conforme descrito abaixo:

    [...]
    5. DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR

    5.1 A avaliação do desempenho escolar será feita por disciplina ou outro componente curricular.

    5.2 No ensino presencial, a avaliação do desempenho escolar abrangerá os aspectos de assiduidade e aproveitamento, ambos eliminatórios por si mesmos, conforme disposto na legislação pertinente e nestas Normas.

    5.2.1 Entender-se-á por assiduidade a frequência às atividades correspondentes a cada disciplina, ficando nela reprovado o aluno que não obtiver, no mínimo, a frequência de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária executada da disciplina.

    5.2.2 Entender-se-á por aproveitamento o desempenho do aluno nas atividades desenvolvidas em cada disciplina ou outro componente curricular presencial ou a distância.

    5.3 A avaliação do desempenho escolar terá por base o sistema de notas em valores numéricos, numa escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, exceto nas atividades que não contemplam critério de avaliação por notas, desde que previstas no Projeto Pedagógico.

    5.4 O aproveitamento escolar será representado por uma Nota de Aproveitamento (NA), resultante da soma das notas obtidas pelo aluno nas atividades de avaliação escolar.

    5.4.1 Por atividade de avaliação escolar entende-se a realização de provas, testes, pesquisas, práticas de laboratório e outras congêneres.

    5.5 As atividades de avaliação escolar a serem realizadas em cada disciplina, ou outro componente curricular, e seus respectivos valores serão estabelecidos pelo professor no plano de ensino da disciplina, aprovado pelo colegiado de curso ou programa, em conformidade com o projeto pedagógico.

    5.6 Nos cursos de graduação, no caso de projetos pedagógicos integrados e/ou convergentes, deve ser previsto um único sistema de avaliação, pelo menos no que se refere às atividades acadêmicas e às disciplinas comuns, exceto na modalidade a distância.

    5.7 O aluno de graduação que alcançar no mínimo 60 (sessenta) pontos nas atividades de avaliação escolar e frequência de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária presencial executada da disciplina, estará aprovado.

    5.8 O aluno de pós-graduação stricto sensu que alcançar no mínimo 70 (setenta) pontos nas atividades de avaliação escolar e frequência definida pelo programa, nunca inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária presencial executada da disciplina, estará aprovado.

    5.9 A reavaliação dos alunos de graduação com desempenho insuficiente será definida pelo professor no plano de ensino da disciplina, aprovado pelo colegiado de curso, em conformidade com o projeto pedagógico.

    5.10 O resultado de prova escrita deverá ser divulgado no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas antes da realização da prova escrita a ela subsequente, relativa à mesma disciplina.

    5.11 Nos cursos que adotam a avaliação global e/ou a reavaliação por meio de prova escrita, o resultado de todas as atividades deverá ser divulgado no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas antes da realização da avaliação global e/ou da reavaliação.

    5.12 É direito do aluno ter acesso à prova corrigida.

    5.12.1 O aluno poderá solicitar o acesso à prova corrigida no prazo de até 02 (dois) dias úteis após a divulgação da respectiva nota.

    5.13 Os pedidos de revisão de avaliação escrita ou recontagem de pontos deverão ser apresentados à secretaria do curso a que pertence o aluno, até 02 (dois) dias úteis após a divulgação da nota.

    5.14 Quando houver erro material no lançamento de notas ou frequência, o aluno poderá requerer a retificação pelo sistema de gestão acadêmica, no prazo de até 10 (dez) dias úteis da respectiva divulgação.

    5.14.1 No final de cada semestre, o prazo máximo para entrada do pedido de retificação será de 2 (dois) dias úteis após o encerramento oficial do período letivo, e o pedido só poderá referir-se a faltas computadas em relação às aulas ministradas nos últimos 10 (dez) dias corridos do mencionado período.

    5.15 O requerimento de retificação será encaminhado ao professor para exame.

    5.16 Se o pedido tiver procedência, o professor deverá retificar a nota e/ou frequência, conforme procedimentos definidos pelo órgão responsável pelo registro acadêmico.

    5.17 No caso de indeferimento do pedido, o requerente poderá recorrer da decisão ao colegiado de curso ou programa, no prazo de até 02 (dois) dias úteis.
    [...]