Grade e Corpo Docente

Psicologia - Poços de Caldas

Turno: Manhã

1º período
DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
CULTURA RELIGIOSA: FENÔMENO RELIGIOSO40TEÓRICA:
  • João Bosco Fernandes
  • PLANEJAMENTO DA VIDA ACADÊMICA40PRÁTICA:
  • Regiane de Souza Quinteiro
  • PSICOLOGIA DA INFÂNCIA80TEÓRICA:
  • Katia Maria Pacheco Saraiva
  • PSICOLOGIA, CULTURA E DIREITOS HUMANOS40TEÓRICA:
  • Fernanda Mendes Resende
  • PSICOLOGIA: HISTÓRIA, EPISTEMOLOGIA E PROFISSÃO80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • SOCIOLOGIA: ESTUDOS TEMÁTICOS40TEÓRICA:
  • Sibelius Cefas Pereira
  • 2º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • BASES EPISTEMOLÓGICAS DA PSICOLOGIA40TEÓRICA:
  • Francisco Rogerio de Oliveira Bonatto
  • FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE40TEÓRICA:
  • Sibelius Cefas Pereira
  • NEUROANATOMOFISIOLOGIA80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PESQUISA QUALITATIVA EM PSICOLOGIA40
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • POLÍTICAS PÚBLICAS40TEÓRICA:
  • Leticia Dal Picolo Dal Secco de Oliveira
  • PSICOLOGIA DA FAMÍLIA40TEÓRICA:
  • Ellika Trindade
  • 3º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    CIDADES SAUDÁVEIS E QUALIDADE DE VIDA80PRÁTICA:
  • Francisco Rogerio de Oliveira Bonatto

  • TEÓRICA:
  • Francisco Rogerio de Oliveira Bonatto
  • CULTURA RELIGIOSA: PESSOA E SOCIEDADE40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • ESTÁGIO EM PSICOLOGIA SOCIAL70requisito(s)ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Fernanda Mendes Resende
  • FILOSOFIA: ANTROPOLOGIA E ÉTICA80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PROCESSOS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA80PRÁTICA:
  • Cylmara Lacerda Gontijo

  • TEÓRICA:
  • Cylmara Lacerda Gontijo
  • PSICOLOGIA SOCIAL80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • TEORIA PSICANALÍTICA80PRÁTICA:
  • Fabiane Marcia Nunes Grossi

  • TEÓRICA:
  • Fabiane Marcia Nunes Grossi
  • Formação: Licenciado
    LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • 4º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    ESTÁGIO EM INCLUSÃO SOCIAL80ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Lucas Tadeu Garcia
  • FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA COGNITIVA80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • NEUROPSICOLOGIA80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • OPTATIVA I80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA DA JUVENTUDE80TEÓRICA:
  • Lucas Tadeu Garcia
  • PSICOLOGIA E INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA100
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA HUMANISTA80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Licenciado
    FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • 5º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA80requisito(s)TEÓRICA:
  • Regiane de Souza Quinteiro
  • CLÍNICA PSICANALÍTICA80requisito(s)TEÓRICA:
  • Fabiane Marcia Nunes Grossi
  • ESTÁGIO EM PRÁTICAS INVESTIGATIVAS80ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Leticia Dal Picolo Dal Secco de Oliveira
  • INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO: SAÚDE PÚBLICA E INTERPROFISSIONALIDADE40
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • MODELOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA40TEÓRICA:
  • Leticia Dal Picolo Dal Secco de Oliveira
  • PSICOLOGIA E ÉTICA80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA E SAÚDE MENTAL40TEÓRICA:
  • Paolla Magioni Santini
  • PSICOLOGIA INSTITUCIONAL40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Licenciado
    TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS60
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • 6º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    ESTÁGIO EM SAÚDE MENTAL E CLÍNICA AMPLIADA70ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Leticia Dal Picolo Dal Secco de Oliveira
  • FUNDAMENTOS DA PSICOPATOLOGIA40TEÓRICA:
  • Luciana Auxiliadora de Paula Vasconcelos
  • OPTATIVA II80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA DO ENVELHECIMENTO80TEÓRICA:
  • Katia Maria Pacheco Saraiva
  • PSICOLOGIA E CLÍNICA AMPLIADA40TEÓRICA:
  • Francisco Rogerio de Oliveira Bonatto
  • PSICOLOGIA HUMANISTA FENOMENOLÓGICA80requisito(s)TEÓRICA:
  • Ronny Francy Campos
  • PSICOTERAPIA COGNITIVA80requisito(s)TEÓRICA:
  • Paolla Magioni Santini
  • TEORIAS E PROCESSOS GRUPAIS40TEÓRICA:
  • Maira Allucham Goulart Naves Trevisan Vasconcellos
  • Formação: Licenciado
    PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO PROCESSO DIDÁTICO80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • 7º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    ACONSELHAMENTO E PLANTÃO PSICOLÓGICO40TEÓRICA:
  • Ronny Francy Campos
  • AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICODIAGNÓSTICO80requisito(s)TEÓRICA:
  • Maira Allucham Goulart Naves Trevisan Vasconcellos
  • ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PLANTÃO PSICOLÓGICO100requisito(s)ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Fabiane Marcia Nunes Grossi
  • Maira Allucham Goulart Naves Trevisan Vasconcellos
  • Paolla Magioni Santini
  • Ronny Francy Campos
  • INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA: PROCESSOS EDUCATIVOS100
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA CLÍNICA E INFÂNCIA40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA JURÍDICA80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOPATOLOGIA80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Licenciado
    ESTÁGIO I: A VIVÊNCIA NA ESCOLA140
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA, CULTURA E TRABALHO DOCENTE80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • 8º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM INTERVENÇÕES BREVES100ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Lucas Tadeu Garcia
  • Ronny Francy Campos
  • INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS100
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • OPTATIVA III80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PESQUISA EM PSICOLOGIA40TEÓRICA:
  • Ellika Trindade
  • PSICOLOGIA CLÍNICA E ADOLESCÊNCIA40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA E SAÚDE40TEÓRICA:
  • Maira Allucham Goulart Naves Trevisan Vasconcellos
  • Formação: Licenciado
    ESTÁGIO II: A DOCÊNCIA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL170
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA E TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE EDUCAÇÃO40
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • 9º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA: PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE100
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • OPTATIVA IV80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PESQUISA E PRÁTICA EM PSICOLOGIA: PROJETO80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Prevenção e Promoção da Saúde
    ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE I: PROMOÇÃO DA SAÚDE (PPS)110ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Cylmara Lacerda Gontijo
  • Maira Allucham Goulart Naves Trevisan Vasconcellos
  • Nara Pratta
  • Paolla Magioni Santini
  • TÓPICOS EM PSICOLOGIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE (PPS)40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Processos Educativos
    ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE I: PROCESSOS EDUCATIVOS (PE)110ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Regiane de Souza Quinteiro
  • PSICOLOGIA APLICADA AOS CONTEXTOS EDUCATIVOS (PE)40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Licenciado
    PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO80
    PRÁTICA:
  • Professor(es) a definir

  • TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • 10º período
    DisciplinasCarga horáriaRequisito(s)Corpo docente
    OPTATIVA V80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PESQUISA E PRÁTICA EM PSICOLOGIA: RELATÓRIO80
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • PSICOLOGIA E SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • SEMINÁRIO TEMÁTICO: ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Prevenção e Promoção da Saúde
    ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE II: PROMOÇÃO DA SAÚDE (PPS)110
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Professor(es) a definir
  • PRÁTICAS PSICOLÓGICAS EM CONTEXTOS DE SAÚDE (PPS40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • Formação: Processos Educativos
    EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO (PE)40
    TEÓRICA:
  • Professor(es) a definir
  • ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE II: PROCESSOS EDUCATIVOS (PE)110
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
  • Professor(es) a definir


  • Data da última atualização: 22/04/2024

    Fechar [X]
    Fechar [X]
    Fechar [X]
    Fechar [X]

    Critérios de avaliação

     

    Os critérios de avaliação da PUC Minas são definidos no item 5 das normas acadêmicas (Resoluçãonº02 de 1.07.2016) conforme descrito abaixo:

    [...]
    5. DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR

    5.1 A avaliação do desempenho escolar será feita por disciplina ou outro componente curricular.

    5.2 No ensino presencial, a avaliação do desempenho escolar abrangerá os aspectos de assiduidade e aproveitamento, ambos eliminatórios por si mesmos, conforme disposto na legislação pertinente e nestas Normas.

    5.2.1 Entender-se-á por assiduidade a frequência às atividades correspondentes a cada disciplina, ficando nela reprovado o aluno que não obtiver, no mínimo, a frequência de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária executada da disciplina.

    5.2.2 Entender-se-á por aproveitamento o desempenho do aluno nas atividades desenvolvidas em cada disciplina ou outro componente curricular presencial ou a distância.

    5.3 A avaliação do desempenho escolar terá por base o sistema de notas em valores numéricos, numa escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, exceto nas atividades que não contemplam critério de avaliação por notas, desde que previstas no Projeto Pedagógico.

    5.4 O aproveitamento escolar será representado por uma Nota de Aproveitamento (NA), resultante da soma das notas obtidas pelo aluno nas atividades de avaliação escolar.

    5.4.1 Por atividade de avaliação escolar entende-se a realização de provas, testes, pesquisas, práticas de laboratório e outras congêneres.

    5.5 As atividades de avaliação escolar a serem realizadas em cada disciplina, ou outro componente curricular, e seus respectivos valores serão estabelecidos pelo professor no plano de ensino da disciplina, aprovado pelo colegiado de curso ou programa, em conformidade com o projeto pedagógico.

    5.6 Nos cursos de graduação, no caso de projetos pedagógicos integrados e/ou convergentes, deve ser previsto um único sistema de avaliação, pelo menos no que se refere às atividades acadêmicas e às disciplinas comuns, exceto na modalidade a distância.

    5.7 O aluno de graduação que alcançar no mínimo 60 (sessenta) pontos nas atividades de avaliação escolar e frequência de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária presencial executada da disciplina, estará aprovado.

    5.8 O aluno de pós-graduação stricto sensu que alcançar no mínimo 70 (setenta) pontos nas atividades de avaliação escolar e frequência definida pelo programa, nunca inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária presencial executada da disciplina, estará aprovado.

    5.9 A reavaliação dos alunos de graduação com desempenho insuficiente será definida pelo professor no plano de ensino da disciplina, aprovado pelo colegiado de curso, em conformidade com o projeto pedagógico.

    5.10 O resultado de prova escrita deverá ser divulgado no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas antes da realização da prova escrita a ela subsequente, relativa à mesma disciplina.

    5.11 Nos cursos que adotam a avaliação global e/ou a reavaliação por meio de prova escrita, o resultado de todas as atividades deverá ser divulgado no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas antes da realização da avaliação global e/ou da reavaliação.

    5.12 É direito do aluno ter acesso à prova corrigida.

    5.12.1 O aluno poderá solicitar o acesso à prova corrigida no prazo de até 02 (dois) dias úteis após a divulgação da respectiva nota.

    5.13 Os pedidos de revisão de avaliação escrita ou recontagem de pontos deverão ser apresentados à secretaria do curso a que pertence o aluno, até 02 (dois) dias úteis após a divulgação da nota.

    5.14 Quando houver erro material no lançamento de notas ou frequência, o aluno poderá requerer a retificação pelo sistema de gestão acadêmica, no prazo de até 10 (dez) dias úteis da respectiva divulgação.

    5.14.1 No final de cada semestre, o prazo máximo para entrada do pedido de retificação será de 2 (dois) dias úteis após o encerramento oficial do período letivo, e o pedido só poderá referir-se a faltas computadas em relação às aulas ministradas nos últimos 10 (dez) dias corridos do mencionado período.

    5.15 O requerimento de retificação será encaminhado ao professor para exame.

    5.16 Se o pedido tiver procedência, o professor deverá retificar a nota e/ou frequência, conforme procedimentos definidos pelo órgão responsável pelo registro acadêmico.

    5.17 No caso de indeferimento do pedido, o requerente poderá recorrer da decisão ao colegiado de curso ou programa, no prazo de até 02 (dois) dias úteis.
    [...]