Encipef

Minicursos

Observação: as inscrições nos minicursos serão realizadas a partir do dia 01 de agosto de 2018.

 

Minicurso

Conteúdo

Palestrante

1

Avaliação de espaços públicos abertos para atividade física

Dr. Rogério Fermino
(UTFPR)

2

Planejamento amostral para avaliação de intervenções em atividade física

Ms. Dario Alves da Silva Costa (OSUBH/UFMG)

3

Estruturação do treinamento intervalado de alta intensidade e seu impacto na saúde

Dr. Albená Nunes Silva
(UFOP)

4

Treinamento e diagnóstico da flexibilidade para a saúde

Dr. Gustavo Henrique Peixoto
(UFMG)

5

Manipulação de variáveis do treinamento na musculação

Dndo. Lucas Túlio Lacerda
(LAMUSC/UFMG)

6

Treinamento de força na musculação para a saúde

Dr. Ricardo Reis Dinardi
(GECFAG/PUC-MG)

 

• Cada minicurso terá a duração de 4 horas, divididas em dois dias de evento, 12 e 13 de novembro de 2018.
• Cada participante poderá realizar apenas um minicurso.

 

Atenção: as vagas são limitadas!

 

 

Minicurso 1: Avaliação de espaços públicos abertos para atividade física
Proponente: Dr. Rogério César Fermino (UTFPR)

Ementa: Evidências sobre a importância dos espaços públicos abertos para a atividade física na comunidade. Fatores associados com o uso dos espaços públicos. Avaliação da qualidade e do uso de espaços públicos. Utilização de GPS e acelerômetros no contexto dos espaços públicos. Perspectivas de futuros estudos no contexto brasileiro.

Breve currículo: Prof. Dr. Rogério César Fermino tem Pós-Doutorado em Atividade Física e Saúde Pública. Atualmente é Professor na graduação e na Pós-Graduação em Educação Física na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Atividade Física e Saúde (GPAAFS), o qual desenvolve pesquisas nesta temática. Membro da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) e da Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde (ABENEFS).



Minicurso 2: Planejamento amostral para avaliação de intervenções em atividade física
Proponente: Ms. Dario Alves da Silva Costa (OSUBH/UFMG)

Ementa: Escolher adequadamente os participantes do estudo é fundamental para garantir que os resultados representem fielmente o que ocorre na população de interesse. Para tanto, o planejamento amostral deve especificar o número de sujeitos que seja suficientemente grande para controlar o erro aleatório e que seja representativa da população permitindo a generalização dos achados, além de estar dentro das limitações de orçamento, logística e tempo disponível.

Breve currículo: Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Mestre em Saúde Pública com ênfase em Epidemiologia pela Faculdade de Medicina da UFMG, onde participa do grupo de pesquisa em Epidemiologia/Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH). Atua nas áreas de Estatística, Epidemiologia e Saúde Urbana. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística Aplicada na área da Saúde.

 


Minicurso 3: Estruturação do treinamento intervalado de alta intensidade e seu impacto na saúde
Proponente: Dr. Albená Nunes da Silva (UFOP)

Ementa: Estudos recentes têm investigado os efeitos do exercício de alta intensidade e menor volume/duração, HIIT (High-Intensity Intermittent Training), e sugerido este modelo como alternativa aos exercícios aeróbicos de maior volume/duração. Trabalhos recentes têm mostrado o efeito desta abordagem não somente sobre a performance, como o aumento de VO2 máximo, melhoria no metabolismo lipídico, aumento no estoque e redução da taxa de utilização de glicogênio, mas também os benefícios à saúde, como o aumento da oxidação lipídica, melhora da resistência à insulina, melhora na função cardiorrespiratória e endotelial. Neste minicurso vamos discutir as bases do HIIT, bem como discutir dados recentes publicados associados ao HIIT e saúde.

Breve currículo: Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), especialização em Treinamento Esportivo pela Universidade Gama Filho/UGF (2002), especialização em Musculação pela EEFFTO/UFMG (2004, em curso) e mestrado em Biomédicas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2008). Realizou o doutorado no programa de Pós-graduação em Biologia Celular no departamento de Morfologia da UFMG (2014). Desenvolveu o primeiro estágio pós doutoral no mesmo programa e departamento (2015). Em 2016 iniciou o segundo pós doutorado no Programa de Pós Graduação em Bioquímica e Imunologia no ICB/UFMG. Foi professor voluntário no Departamento de Morfologia da UFMG e substituto na UFV - Florestal. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Imunologia do Exercício. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (CEDUFOP). Membro titular da Comissão de Ética em Uso de Animais da UFOP (CEUA/UFOP). Orientador de mestrado e doutorado (UFOP e UFMG). Realiza pesquisas nas áreas de exercício físico, hipertrofia muscular, estresse oxidativo, emagrecimento, inflamação e imunologia do exercício.

 


Minicurso 4: Treinamento e diagnóstico da flexibilidade para a saúde
Proponente: Dr. Gustavo Henrique Peixoto (UFMG)

Ementa: Conceitos e entendimento da capacidade flexibilidade. Importância dessa capacidade para a postura e execução dos exercícios físicos. Métodos de avaliação da flexibilidade e os fatores influenciadores. Treinamento da capacidade flexibilidade: técnicas de alongamento e carga de treinamento.

Breve currículo: Professor da Escola de Educação Física da UFMG. Doutor e Mestre em Ciências do esporte pela UFMG. Especialista em Fisioterapia esportiva pelo IEC-PUC/MG. Bacharel em Educação Física pela UFMG. Bacharel em Fisioterapia pela PUC/MG.

 


Minicurso 5: Manipulação de variáveis do treinamento na musculação
Proponente: Dndo. Lucas Túlio Lacerda (LAMUSC/UFMG)

Ementa: Definição das variáveis estruturais e componentes da carga de treinamento na musculação. Influência da manipulação das variáveis nas respostas agudas de concentração de lactato sanguíneo, eletromiográfica e percepção subjetiva de esforço. Influência da manipulação das variáveis nas respostas crônicas de força e hipertrofia muscular.

Breve currículo: O Prof. Dndo. Lucas Túlio de Lacerda possui graduação em Educação Física (2005), especialização em Treinamento Esportivo/Musculação (2010) e mestrado em Ciências do Esporte (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde atualmente realiza doutorado. Foi professor da Faculdade Alis e professor substituto do curso de Educação Física da PUC Minas, atuando principalmente nas áreas de Teoria do Treinamento, Treinamento de Força (Musculação), Futebol e Futsal. É membro do Laboratório de Treinamento na Musculação e tem experiência com pesquisas envolvendo a capacidade motora força muscular.

 


Minicurso 6: Treinamento de força na musculação para a saúde
Proponente: Dr. Ricardo Reis Dinardi (GECFAG/PUC-MG)

Ementa: Discussão dos fundamentos do treinamento de força na musculação para a saúde e qualidade de vida. Efeitos do treinamento de força na musculação sobre a saúde de grupos especiais como idosos, hipertensos, diabéticos, obesos, cardíacos, gestantes e osteoporose. Discussão sobre os benefícios, segurança e riscos.

Breve currículo: Doutor e Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Musculação pela EEFFTO – UFMG. Membro do Grupo de Estudos em Condicionamento Físico em Academias de Ginástica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (GECFAG – PUC Minas)

 :: Volta :: 

ATENÇÃO!

Está disponível
na aba Sessão de Pôsteres
e Comunicação Oral,
a organização das
apresentações por dia,
local e horário.

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444