O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É uma prova realizada anualmente, aplicada aos alunos cujos os cursos são definidos pelo MEC trienalmente, observando os agrupamentos abaixo.
Ciclo IConforme Portaria MEC nº 41, de 20 de janeiro de 2022, o Enade 2022 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes os cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação:
I – áreas relativas ao grau de bacharel:
II – áreas relativas ao grau de tecnólogo:
Realizar o Enade é importante, pois, além de propiciar prestígio acadêmico, pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho, permite comparar o desempenho individual com o de milhares de colegas, bem como o do curso realizado com os outros da área no estado, na região e no país. Também poderá ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação. É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo condição prévia a conclusão de curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma.
Estão habilitados a participar do ENADE 2022 todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados. Sendo:
Ingressantes (são inscritos, porém são dispensados e, portanto, não fazem a prova)
a) Ingressantes do 1º ou 2º semestre de 2022, e
b) Aqueles que concluíram até 25% da carga horária do curso até 31/08/2022
Concluintes (são inscritos e devem fazer a prova)
Bacharelado
a) Aqueles que concluíram 80% ou mais da carga horária do curso e não irá colar grau até 31/08/2022
b) Aqueles com expectativa de conclusão do curso para 2º/2022 ou 1º/2023
Tecnólogo
a) Aqueles que concluíram 75% ou mais da carga horária do curso e não irá colar grau até 31/08/2022
b) Aqueles com expectativa de conclusão do curso para o 2º/2022
Observação: a caracterização de estudante na condição de concluinte participante do Enade não está condicionada à regularidade de matrícula ou pagamento de mensalidade escolar.
A avaliação é feita por meio de uma prova organizada da seguinte forma:
No cálculo da nota final, é feita a média ponderada entre as notas da parte de formação geral, com peso de 25%, e da parte de formação específica, com peso de 75%.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Enade, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A missão do instituto é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro, com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.
Estabelecem o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes para o ano de 2022 – Enade 2022
Os alunos da PUC Minas que obtiverem nota igual ou superior a 80% no Enade terão bolsas de 40% em um curso de especialização oferecido pelo IEC ou
pela PUC Minas Virtual. Dessa forma, a PUC Minas pretende reconhecer os esforços daqueles alunos que entendem a importância de uma educação de qualidade
e levarão essa formação, com orgulho, para toda a vida.
Condições:
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.
O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas:
Em 2004: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
Em 2005: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia (em oito grupos), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.
Em 2006: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.
Em 2007: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Agroindústria, Tecnologia em Radiologia, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
Em 2008: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, além dos Cursos Superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
Em 2009: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo, além dos Cursos Superiores de Tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.
Em 2010: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia, além dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.
Em 2011: Cursos que conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia, cursos que conferem diploma de bacharel ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química, cursos que conferem diploma de licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música, além de cursos que conferem diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
Em 2012: Cursos que conferem diploma de bacharel em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo, cursos que conferem diploma de tecnólogo em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Em 2013: Cursos que conferem diploma de bacharel em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia e cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.
Em 2014: Cursos que conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Sistema de Informação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Engenharia.
Cursos que conferem diploma de bacharel ou licenciatura em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras–Português, Matemática e Química.
Cursos que conferem diploma de licenciatura em Artes Visuais, Educação Física, Letras–Português e Espanhol, Letras–Português e Inglês, Música e Pedagogia.
Cursos que conferem diploma de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial e Redes de Computadores.
Em 2015: Cursos que conferem diploma de bacharel em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teologia e Turismo.
Cursos que conferem diploma de tecnólogo em Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Em 2016: Cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Zootecnia. Cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia.
Em 2017: Cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia; e Sistema de Informação.
Cursos que conferem diploma de bacharel ou licenciatura nas áreas de: Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras - Português; Matemática; e Química.
Cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de: Artes Visuais; Educação Física; Letras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Letras - Inglês; Música; e Pedagogia.
Cursos que conferem diploma de tecnólogos nas áreas de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação.
Em 2018: Cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social - Jornalismo; Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Serviço Social; Teologia; e Turismo.
Cursos que conferem diploma de tecnólogos nas áreas de: Tecnologia em Comércio Exterior; Tecnologia em Design de Interiores; Tecnologia em Design de Moda; Tecnologia em Design Gráfico; Tecnologia em Gastronomia; Tecnologia em Gestão Comercial; Tecnologia em Gestão da Qualidade; Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos; Tecnologia em Gestão Financeira; Tecnologia em Gestão Pública; Tecnologia em Logística.
Em 2019: Cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina, Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Zootecnia.
Cursos que conferem diploma de tecnólogos nas áreas de: Tecnologia em Agronegócio; Tecnologia em Estética e Cosmética; Tecnologia em Gestão Ambiental; Tecnologia em Gestão Hospitalar; Tecnologia em Radiologia; Tecnologia em Segurança no Trabalho;
Em 2020: De acordo com a Resolução nº 1, de 23 de abril de 2021, a aplicação do Enade aos cursos cuja avaliação estava prevista para 2020, foi prorrogada para 2021 em função da pandemia do Coronavírus.
Em 2021: Cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes e áreas afins; Cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de: Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; Cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas; Cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.
Conforme a Portaria Normativa nº 41, de 20 de janeiro de 2022, e o Edital nº 51, de 24 de junho de 2022, serão avaliados pelo Enade 2022 os cursos que:
I – Conferem diploma de bacharel nas áreas de: Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins
II – Conferem diploma de bacharel nas áreas de: Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas;
III- Conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.
O Enade em 2022 será aplicado no dia 27 de novembro de 2022, com início às 13h30min (horário de Brasília), com duração total de 4 (quatro) horas. A abertura dos portões será às 12h e seu fechamento às 13h. Não será permitida a entrada no local da prova após esse horário.
Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outros requisitos, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia), e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas, além da máscara de prevenção à Covid-19.
ATENÇÃO: O estudante não poderá permanecer no local de aplicação da prova, assim entendido como as dependências físicas onde será realizado o Exame, sem máscara de prevenção à Covid-19, exceto no Distrito Federal e nos estados ou nos municípios onde o uso da máscara em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.
A participação no Enade 2022 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.
Estudantes concluintes dos cursos de bacharelado são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho do ano seguinte ou que tenham cumprido 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Educação Superior (IES), até o período final das inscrições.
Estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro do ano corrente ou que tenham cumprido 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Educação Superior (IES), até o período final das inscrições.
Embora a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), permita a realização do exame por amostragem, normalmente a aplicação ocorre de forma censitária. Ou seja, todos os estudantes concluintes habilitados ao exame, identificados conforme controle acadêmico feito pela Instituição de Educação Superior (IES), e inscritos pela respectiva Instituição de Educação Superior deverão participar da prova. Do mesmo modo, todos os ingressantes devem ser inscritos no exame, ainda que não realizem a prova.
O estudante que possui dupla graduação, ou seja, considerado concluinte habilitado em dois ou mais cursos avaliados no Enade daquele ano, deverá, na etapa específica definida no cronograma do respectivo edital, escolher o curso pelo qual realizará o exame. Deste modo, o Questionário do Estudante deve ser preenchido sobre o curso escolhido e o estudante será ensalado e receberá a prova conforme a escolha feita.
Para mais informações entre em contato com a coordenação do curso ou acesse o portal do Inep e consulte as portarias normativas e os editais que estabelecem as regras do exame.
O estudante não inscrito para participação no Enade não poderá participar do exame. A Instituição de Educação Superior (IES) é responsável pela inscrição do estudante habilitado, conforme § 6º do art. 5º da Lei nº 10.861/2004.
Conforme disposto no art. 5º, § 7º da Lei nº. 10.861/2004, a não inscrição de alunos habilitados para participação no exame dos cursos e nos prazos estipulados no edital do Enade poderá ensejar a suspensão temporária da abertura pela IES de processo seletivo para os cursos que serão avaliados no Enade daquele ano.
Sim. O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, nos termos do § 1º do artigo 41 da Portaria Normativa nº 840, de 2018, em sua atual redação, e do edital que estabelece as regras do exame. O preenchimento é exclusivamente feito por meio do portal do Inep. O estudante selecionado que não comparece ao exame e/ou não preenche o Questionário do Estudante fica em situação irregular junto ao Enade.
Esclarecemos ainda que a obrigação do preenchimento é apenas para os estudantes regulares concluintes, ou seja, para aqueles habilitados a prestarem o exame. Estudantes ingressantes e estudantes inscritos como irregulares de anos anteriores não têm acesso ao questionário.
No ato da inscrição dos estudantes, as Instituições de Educação Superior (IES) deverão autorizar o cadastro dos estudantes habilitados para o Enade, divulgar e incentivar os estudantes inscritos a se cadastrarem e a preencherem o Questionário do Estudante nos períodos estabelecidos no edital.
Ação que o estudante inscrito pela Instituição de Educação Superior (IES) deverá realizar no período indicado no edital, para acesso ao preenchimento do Questionário do Estudante, para solicitar, se necessário, o atendimento especializado e/ou específico, e para participarem do exame.
Estudantes irregulares perante o Enade de anos anteriores, por ausência na prova e/ou ausência de preenchimento do Questionário do Estudante (QE), terão sua situação regularizada somente por ato do Inep, a ser regulamentado em normativa específica. Portanto, os estudantes em situação irregular deverão aguardar a publicação da portaria que os regulariza.
São considerados irregulares os estudantes que, inscritos como concluintes regulares, deixarem de atestar participação na prova do Enade e/ou deixarem de preencher o Questionário do Estudante.
Para conhecer sua nota no Enade, o estudante deve acessar seu Boletim de Desempenho, disponível no portal do Inep, no Sistema Enade. É possível acessar o Boletim de Desempenho utilizando o mesmo login e senha do cadastro e do questionário do estudante.
Vale lembrar que o acesso ao resultado individual obtido no Enade é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova, conforme legislação vigente.
O Edital publicado no ano corrente especifica as datas das inscrições para o Enade.
Identificar por meio do serviço de controle acadêmico todos os possíveis concluintes e ingressantes habilitados ao Enade.
Atualização cadastral dos cursos de graduação junto ao Sistema e-Mec.
Processamento das inscrições dos estudantes habilitados seguindo orientações das portarias e editais, e das instruções divulgadas pelo Inep por meio do Portal do Inep e do Sistema Enade.
O estudante que estiver vinculado ao curso, independente da sua situação de matrícula (com matrícula trancada ou afastado da Instituição de Educação Superior), mas habilitado como ingressante ou concluinte, deverá ser inscrito no Enade.
É também obrigatório inscrever o estudante que esteve afastado da Instituição de Educação Superior (IES), e retornou para cumprir os créditos ou que esteja apenas fazendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou estágio obrigatório para concluir o curso.
A Portaria Normativa e o Edital, que estabelecem as regras do exame, contém as instruções e informações dos procedimentos necessários às IES para a inscrição dos estudantes habilitados ao Enade.
O Enade é censitário, ou seja, todos os estudantes concluintes habilitados e inscritos pela IES serão submetidos ao exame.
O Edital do Enade determina que o estudante realize a prova no município de funcionamento do próprio curso de graduação.
O exame será realizado em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal, nos municípios de funcionamento do curso, conforme consta no Cadastro e-MEC, para os cursos presenciais.
Os estudantes de cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EAD) serão alocados no município do polo de apoio presencial ao qual estejam vinculados, desde que o polo de apoio presencial esteja cadastrado no Sistema e-MEC. A alteração do município para realização do exame pelo aluno vinculado a um curso na modalidade EAD é de responsabilidade da IES, no período indicado no edital.
O mesmo dispositivo legal faculta a possibilidade de alteração de localidade de prova para estudantes em desenvolvimento de atividades curriculares obrigatórias fora da sede do curso e para estudantes da modalidade de educação a distância.
O local de realização da prova estará disponível no sistema a partir da data indicada no edital, sendo de responsabilidade do estudante sua verificação.
O Edital determina que o estudante preencha um cadastro, após a inscrição realizada pela IES. Esse preenchimento, que é exclusivo do aluno, autoriza o acesso ao Questionário do Estudante, que possibilitará conhecer o local de prova e a impressão do Cartão de Informação do Estudante.
A impressão do Cartão de Informação do Estudante não é requisito imprescindível à participação na prova, porém o estudante deve comparecer ao local da prova, dia e horário especificados, munido de documento oficial de identificação (com fotografia).
Não será admitido acesso à prova em local diferente daquele determinado pelo Inep, nem tampouco com cópia, ainda que autenticada, do respectivo documento de identificação.
Não será permitido o acesso ao local de prova após as 13h (horário oficial de Brasília).
Cabe ao presidente do Inep designar os professores que integrarão as Comissões Assessoras de Avaliação e suas atribuições e competências.
As Comissões Assessoras de Avaliação são responsáveis pela definição das diretrizes e pela formulação das matrizes de prova que serão aplicadas no Enade 2018.
As diretrizes para as provas do Enade são estabelecidas pelas Comissões Assessoras de Avaliação de Áreas e a Comissão Assessora de Avaliação da Formação Geral, que definem competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliadas e todas as especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada. As portarias que estabelecem as diretrizes para o Enade, por área e cursos superiores de tecnologia, estarão disponíveis na página Documentos e Legislação no portal do Inep.
A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha que são especificadas da seguinte forma:
Componente de Formação Geral, 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos;
Componente específico de cada área ou Curso Superior de Tecnologia avaliado, 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.
No cálculo da nota da parte da Formação Geral, será atribuído peso de 40% (quarenta por cento) para as questões discursivas e de 60% (sessenta por cento) para as questões objetivas.
No cálculo da nota da parte do Componente Específico, será atribuído peso de 15% (quinze por cento) para as questões discursivas e de 85% (oitenta e cinco por cento) para as questões objetivas.
A nota do Enade será calculada a partir do resultado da média ponderada entre as notas das partes da Formação Geral, com peso de 25% (vinte e cinco por cento), e do Componente Específico, com peso de 75% (setenta e cinco por cento).
No dia de realização do exame, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília (DF), sendo vedada a entrada do estudante após o fechamento dos portões.
Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h (horário oficial de Brasília), para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia), e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas. A prova terá início às 13h30mim (treze horas e trinta minutos) do horário oficial de Brasília e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário.
A participação no Enade será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova. Deixar o local de prova sem o cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença pode comprometer a regularidade junto ao Enade.
O estudante deverá conhecer antecipadamente o seu local de prova e estimar o tempo necessário ao percurso desde sua residência, observando o horário estabelecido para sua apresentação – 12h (horário oficial de Brasília).
O período de tolerância para apresentação ao local de prova está restrito às 12h (horário oficial de Brasília) e 13h (horário oficial de Brasília), tendo como referência a hora local informada por companhia telefônica. Cabe ao estudante a observação e adequação às diferenças de horário em decorrência de fuso horário ou adoção do horário de verão na respectiva Unidade da Federação.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) faz conhecer a toda a sociedade e instituições educativas, com antecedência, as datas dos exames que realiza. Tendo em vista este objetivo, divulga com antecedência a data de realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com início às 13h30min (treze horas e 30 minutos) horas do horário oficial de Brasília, por meio de diversos canais de comunicação do Instituto (como sítio eletrônico, Seminários Enade, portaria e edital), inclusive a imprensa nacional.
Apesar disso, dada à proporção do exame e do país, bem como dos diversos interesses dos participantes nos 27 estados da federação, torna-se impossível prever e impedir que na data marcada para o Enade, ainda que com antecedência, sejam agendados outros exames e concursos. Diante do exposto, lamentamos a concomitância de datas e reiteramos que, infelizmente, a data do Enade não poderá ser alterada.
O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação, nota ou comparecimento dos estudantes ao exame. A regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser disponibilizado somente às Instituições de Educação Superior (IES) pelo Inep. Os estudantes deverão entrar em contato com a coordenação de seu curso, após a prova, para verificarem e atestarem a sua participação.
Estudantes habilitados ao Enade que não participarem da prova poderão solicitar dispensa do exame nos períodos indicados no Edital por meio do Sistema Enade.
A solicitação de dispensa a ser eletronicamente apresentada para análise deverá conter, obrigatoriamente, o original ou a cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento de participação no exame. Os critérios para deferimento de dispensa do Enade estão disponíveis no Edital com as determinações cabíveis.
O estudante que tenha solicitação de dispensa do Enade deferida terá regularidade perante o exame somente se apresentar preenchimento completo do Questionário do Estudante.
No período indicado no Edital o Inep tornará disponível o acesso eletrônico ao Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade, por meio do Sistema ENADE, que permitirá à IES registrar no histórico escolar do estudante a situação dele junto ao Enade.
Os relatórios de estudantes em situação regular junto ao Enade estão disponíveis no Sistema ENADE.
O Conceito Enade é calculado a partir das notas obtidas pelos estudantes no Enade. Para mais informações detalhadas, acesse as notas técnicas disponíveis no site do Inep.
Um curso fica sem Conceito Enade (SC) quando não reúne condições que possam estabelecer o cálculo do mesmo. Isto ocorre, por exemplo, quando o curso possui apenas um estudante participante. Neste caso, o indicador não pode ser divulgado, de modo a preservar a identidade do estudante. Para maiores informações, sugere-se a leitura da Nota Técnica que explicita o cálculo a cada ano, disponível no Portal Inep.
Na página do Inep, no menu correspondente ao Enade, estão disponíveis todos os relatórios produzidos a partir da aplicação do Exame.