Perguntas Frequentes

Inicialmente por um ano, podendo ter este prazo estendido de acordo com a procura/adesão do mercado.

Sim, a remuneração será de acordo com a proposta da oferta, isto é: assíncronos, síncronos ou híbridos.

Nos cursos assíncronos: A cada três meses o professor recebe 30% do valor bruto que a PUC recebe pelo curso. Em caso de haver mais de um professor vinculado ao curso, essa porcentagem (30% do valor bruto recebido) é dividida conforme o percentual de carga horária de cada professor. O professor da casa recebe no contracheque, já o professor externo recebe por meio de RPA (Recibo de Pagamento Autônomo).

Nos cursos síncronos e híbrido: O(s) professor(es) recebe(m) conforme o(s) valor(es) de sua(s) hora(s) aulas que são calculadas pela planilha orçamentária da proposta.

O interessado deve preencher formulário específico disponível neste link. Atualmente, objetiva-se a proposição de cursos com duração de 9 a 16 horas, de modo a criar um portfólio de cursos. Os cursos podem ser síncronos, assíncronos ou híbridos. Os cursos síncronos exigem um número mínimo de inscritos para acontecer. Já os cursos assíncronos são ofertados assim que todo o curso esteja gravado e disponível.

A proposta do curso necessariamente deverá estar vinculada a uma das áreas de conhecimento da Universidade e ser endossada por um curso de graduação ou pós-graduação. Para que a proposta seja aprovada e realizada é necessário o envio da carta de encaminhamento que ateste a vinculação acadêmica. Clique aqui para baixar o documento. Se você deseja usar horas de dedicação do curso/departamento clique aqui para baixar o documento. O proponente do curso deve ser um professor da PUC Minas, vinculado à carreira docente.

Não. Discentes podem atuar junto ao coordenador do curso ou os professores ministrantes, apoiando, mas não lecionando. Sua participação deve ser expressa no planejamento, e eles terão acesso ao curso como visitantes.

É possível trabalhar com uma política de desconto apenas para os cursos síncronos. Contudo, a concessão de descontos sempre precisa estar prevista na planilha de orçamento do curso e isso será levado em consideração para formação do preço final ao consumidor.

Sim, é possível trabalhar com equipe mista. Atualmente, a Proex recomenda que o professor da casa tenha a maior carga horária do curso. Demais casos serão analisados. Deseja-se que os ministrantes dos cursos de extensão tenham a titulação mínima de especialista.

Podemos inserir outros usuários como visitantes, desde que sejam professores, funcionários ou alunos que já possuam acesso à plataforma. Não podemos inserir usuários externos como visitantes.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe de cursos da Proex
Telefone: (31) 99158-4527 (WhatsApp)
E-mail: cursosdeextensao@pucminas.br

Acompanhe a Proex nas redes sociais.

Fale com a gente
Pró-Reitoria de Extensão - PUC Minas - (31) 3319-4220
Avenida Dom José Gaspar, 500 - Prédio 30 - Coração Eucarístico Belo Horizonte/MG
comunic.proex@pucminas.br