Nº32 • 09/02/2006 

“Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Quanto às pipocas que estouraram, são adultos que voltaram a ser crianças e que sabem que a vida é uma grande brincadeira...”

( Ruben Alves)

A Diretoria de Arte e Cultura da PUC Minas e o Diretório Central dos Estudantes realizam, entre os dias 20 e 24 de fevereiro, a 1ª edição do Projeto “Fome de Arte”, aproveitando o momento em que os calouros ingressam na Universidade.
O projeto prevê apresentações culturais nas áreas de música, teatro dança e curtas-metragens durante o intervalo da aula, no restaurante ao lado do DCE. Durante o horário de almoço, as apresentações irão acontecer de 12h30 às 13h20, e à noite, de 20h40 às 20h55. O projeto é voltado para alunos, professores e funcionários, e tem como objetivo integrar e proporcionar à comunidade acadêmica um maior contato com atividades artístico-culturais. Mais informações pelos telefones (31) 3319-4421.

MOSTRA PASSOU BATIDO- 1ª PARTE

Com o objetivo de aumentar o tempo de exibição de filmes que ficaram em cartaz por pouco tempo em 2005, o Cine Humberto Mauro apresenta a “Mostra Passou Batido” que fica em cartaz até 05 de março. A mostra é composta por oito filmes que “passaram batido” em 2005, e a seleção foi feita levando em conta o tempo que os filmes permaneceram em cartaz - entre uma e três semanas - assim como sua qualidade e relevância cinematográficas. O intuito é que a retrospectiva possa se repetir a cada ano, proporcionando ao público uma nova oportunidade de ver, no cinema, uma seleção de bons filmes que ficaram pouco tempo em cartaz. A Mostra está dividida em duas partes, com quatro filmes cada. A primeira parte dura de 01 a 16 de fevereiro. Os ingressos custam de terça a quinta-feira - R$ 5 (inteira) e R$2,50 (meia-entrada). Mais informações pelo site www.palaciodasartes.com.br.


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VII FESTIVAL DE CENAS CURTAS


Realizado pelo Galpão Cine Horto com a proposta de estimular a criatividade, reunir artistas, revelar novos talentos e proporcionar ao público o acesso a uma diversidade maior de linguagens teatrais, a 7ª edição do Festival de Cenas Curtas está com inscrições abertas até o dia 10 de março. O projeto acontece do dia 1 a 11 de junho. A seleção dos inscritos é feita por integrantes do Grupo Galpão e convidados, que adotam como critério básico para nortear as escolhas o trabalho de pesquisa e a investigação teatral presente nas obras. Procura-se contemplar, ainda, um amplo universo de possibilidades cênicas distribuídas entre o drama e a comédia, o texto e a linguagem corporal. Para cada cena, que deve ter duração máxima de 15 minutos, é concedido um auxílio-montagem. Desde sua criação, em setembro de 2000, já participaram das 5 edições do Festival 615 artistas, entre novos e experientes. Após a temporada no Galpão Cine Horto, as cenas selecionadas ganharão uma temporada extra em Ipatinga/MG entre os dias 15 e 17 de junho de 2006 conforme o edital. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.grupogalpao.com.br/cenas_curtas.


ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DO PALÁCIO DAS ARTES

Criada em 2002 pela Escola de Música do Cefar - Centro de Formação Artística - a Orquestra Sinfônica Jovem do Palácio das Artes fez sua reestréia em 2005 e está com inscrições abertas a todos os estudantes mineiros. São 10 vagas para violino, 3 para viola, 3 para violoncelo , 1 para trompa e 1 para trompete. As provas serão no dia 6 de março, segunda-feira, às 14h. Os candidatos terão que executar uma peça de livre escolha e uma peça de confronto , que será entregue no ato da inscrição. Atualmente, a Orquestra é formada por 42 alunos das escolas de música de Minas Gerais e está sob a regência da maestrina Ângela Pinto Coelho. Os interessados devem comparecer à secretaria de cursos do Cefar - Av. Afonso Pena, 1537, Centro. As inscrições podem ser feitas de 9h às 12h e de 13h às 17h. Mais informações pelos telefones (31) 3237 7251/ 7291.

Kant, filósofo alemão do século XVIII, afirmava que não existem coisas belas, mas ‘belas representações de coisas’. Se você quiser conhecer um dos mais emblemáticos construtores de beleza da modernidade, o espanhol Salvador Dali, acesse o site da Fundação Salvador Dali – Gala www.salvador-dali.org Você poderá entrar em contato com a produção de um dos mais enigmáticos artistas que produziram pinturas, gravuras, desenhos, jóias, objetos, mobiliário, ilustrações para livros, sendo a principal a que fez para a edição do Dom Quixote de la Mancha, de Cervantes. Vale por um verdadeiro curso de iniciação estética.
Haroldo Marques - professor de Filosofia da PUC Minas