Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários

Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários

Escola de teatro

:. Visite o site da Escola de Teatro .:

A Escola de Teatro PUC Minas, integrante da SECAC – Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários -, transformou-se, desde sua criação em janeiro de 2006, no mais procurado centro de formação de atores do Estado.

Ela oferece o Curso Processo Profissionalizante – formação de nível técnico para capacitação profissional em convênio com o Sated-MG - e desenvolve atividades nas áreas de iniciação para crianças, adolescentes e adultos, preparação artística e pedagógica, pesquisa e criação, proporcionando aos estudantes e ao público em geral um rico painel que contempla as tendências mais significativas do teatro contemporâneo.

Os cursos são ofertados pela manhã, à tarde e à noite por meio de um qualificado corpo docente – todos atuando de modo destacado no cenário artístico e cultural de Minas Gerais. As montagens são levadas à cena em curtas temporadas, ao final de cada semestre, para um grande público convidado, no palco experimental do Espaço PUC Minas de Teatro, situado no campus Coração Eucarístico.

A Escola fica na Av. 31 de Março, Acesso 9, Prédio 20 - Campus Coração Eucarístico.

O ingresso de novas turmas se faz semestralmente, sempre em fevereiro e agosto.


Informações: (31) 3319-4014 e escoladeteatro@pucminas.br

Histórico

A experiência teatral na PUC Minas, que remonta à sua criação, influenciou e incluiu a participação de importantes artistas, críticos e jornalistas. Dentre outros, citam-se os nomes de Alcione Araújo, Newton Zimmerer, Ronaldo Boschi, Gil Amâncio, Cida Falabella, Chico Aníbal, Iara de Novaes, Elisa Santana, Walmir José e Edmundo de Novaes.

A experiência continuou com a inclusão da disciplina “Teatro”, na década de 1970, nas cursos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, quando se realizaram algumas montagens pioneiras e teve destaque maior com a criação, por alunos da Faculdade de Comunicação e Artes, do Grupo Teatral Filhos da PUC, em 1983.

Este grupo, mercê de uma atuação destacada nos anos 1980, quando participou ativamente das lutas pela redemocratização do Brasil - fez montagens históricas como Tambores na Noite, O senhor Puntila e seu criado Matti, Arena conta Zumbi e Esperando Godot – é, hoje, um dos mais antigos do estado.

A partir de 2000, a PUC, em processo de parceria e cooperação técnica com o Oficina de Teatro, deu início à oferta de cursos livres de teatro. Paralelamente, desenvolviam-se experiências e iniciativas importantes nas áreas de música, literatura, artes plásticas as quais requeriam uma coordenação, o que foi feito no ano de 2005 com a criação da DAC -Diretoria de Arte e Cultura.

A partir dessa diretoria foi criada a Escola de Teatro PUC Minas, que começou a funcionar em 2006 com a contratação, pela universidade, de um corpo docente de alto nível.

Consolidando a trajetória, em 2009, foi dado mais um passo no desenvolvimento da experiência teatral da universidade. A antiga diretoria foi substituída pela SECAC – Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade, que hoje abriga institucionalmente todas as instâncias culturais e artísticas da PUC Minas.

Escola de Teatro PUC Minas faz apresentação de expressão corporal no PUC Aberta- 2006

Escola de Teatro PUC Minas faz apresentação
de expressão corporal no PUC Aberta- 2006

 :: Volta :: 

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444