Boletim Nº 131 • 15/05/2008  
:: Voltar à primeira página do Boletim ::

Resgate da Música Erudita Mineira

O projeto Patrimônio Arquivístico Musical Mineiro – PAMM é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e busca resgatar o legado de autores dos séculos XVIII, XIX e início do século XX que marcaram a música erudita brasileira.

A partir do PAMM, partituras ocultas no anonimato ganham vida para a execução, depois de quase dois séculos. Resultado de uma pesquisa minuciosa em 16 acervos musicais, passando por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Foram selecionados e restaurados manuscritos, até então desconhecidos, que vão propiciar o acesso a composições de autores mineiros consagrados. O trabalho, iniciado em dezembro de 2006, consiste na edição em dois idiomas de nove volumes acompanhados de CD-ROM, que trazem partituras inéditas de nove diferentes compositores mineiros, além de um site que permite o acesso às obras editadas: www.cultura.mg.gov.br/pamm.

 

Serão lançados três volumes a cada ano (2007, 2008 e 2009). A cada lançamento a coleção será doada para conservatórios, espaços culturais, escolas de músicas, museus e bibliotecas.


Destaque(s):

>> Cia de Teatro Os Satyros apresenta Vestido de Noiva
 

>> PUC Minas na 1ª Bienal do Livro de Minas
>> Walmir José lança Trilogia Mineira
>> 1º Concurso "Ilustração de Poemas" homenageia Manuel Bandeira
>> Dia ‘D’ RPG – América Latina
>> Zé da Guiomar em dose dupla
>> Resgate da Música Erudita Mineira
>> Meninas Descalças

>> 16º Salão Universitário de Humor de Piracicaba


:: Volta ::