ABERTURA

Palestras de Abertura Compós 2018

Para a Abertura da Compós 2018, propôs-se a dois renomados pesquisadores brasileiros, Rousiley Maia (UFMG) e Peter Pál Pelbart (PUC-SP), pensar sobre o complexo momento político brasileiro, marcado pela crise institucional, pelo golpe e agudização dos processos de judicialização da política, a partir de olhares sobre a comunicação e os media.

Com o tema "Politização e Despolitização em uma abordagem sistêmica da democracia: o papel dos media”, Rousiley Maia vai colocar em discussão aspectos da crise contemporânea da democracia, focalizando na anti-política e na despolitização, buscando propor um quadro analítico interligado da esfera privada, esfera pública e da esfera governamental para apreensão de processos de despolitização e politização e, por fim, apontar o cenário contemporâneo de media híbrida e interconectada e derivar daí indicativos para discutir alguns "elos que faltam" na agenda de pesquisa atual.

Já Peter Pál Pelbart, com o tema “O poder toma de assalto a vida: sobre como o biopoder contemporâneo nos transforma em meros sobreviventes” irá abordar essa nova relação entre o poder e a vida e de como o próprio poder tornou-se pós-moderno, ondulante, acentrado, reticular, molecular. Com isso, o poder acaba por incidir diretamente sobre nossas maneiras de perceber, de sentir, de amar, de pensar, até mesmo de criar.

Bios

Profª. Rousiley Maia

Rousiley Maia

Rousiley Maia é professora titular do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Obteve seu mestrado e doutorado em Ciência Política pela University of Nottingham, Inglaterra (em 1989 e 1992 respectivamente) e pós-doutorado no Boston College, Estados Unidos (2011). Editou livros sobre esfera pública e associativismo cívico, internet e participação política. É líder do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública da UFMG. Atua na área de Comunicação e Política, com ênfase em democracia deliberativa, esfera pública, teoria do reconhecimento e sociedade civil. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.


Prof. Peter Pal Pelbart

Peter Pál Pelbart

Peter Pál Pelbart possui graduação em Filosofia pela Sorbonne (Paris IV, 1983), mestrado em Filosofia pela PUC-SP (1988) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha com Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Deleuze, Foucault, tempo, loucura, subjetividade, biopolítica. É editor da N-1 edições, fundada em 2011, especializada em livros-objetos.



RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO

Dia 5 de junho de 2018 (terça-feira)
Local: PUC Minas Coração Eucarístico
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico
Credenciamento a partir de 17h


ABERTURA OFICIAL

Dia 5 de junho de 2018 (terça-feira)
Abertura oficial do 27º Encontro Anual da Compós
Entrega do Prêmio Compós de Teses e Dissertações 2018
Conferência de abertura
Coquetel de Recepção
Local: PUC Minas – Teatro João Paulo II (Prédio 30) – Campus Coração Eucarístico
Horário: 19h30



APOIO

Flora Mangabeiras
Arcelor Mittal
UFMG
Fapemig
CNPQ
CAPES

REALIZAÇÃO

Compós
Faculdade de Comunicação e Artes
PUC Minas

Siga a Compós nas redes sociais