Biblioteca PUC Minas

Pesquisa ao acervo

EBSCO DISCOVERY SERVICE: Serviço de Descoberta do Sistema Integrado de Bibliotecas PUC Minas

É uma ferramenta de pesquisa que integra, em interface única e simples, as coleções impressas e eletrônicas disponíveis nas bibliotecas da PUC Minas, proporcionando aos usuários maior agilidade na realização das consultas e pesquisas.

Instruções de acesso remoto via proxy




Biblioteca :: Histórico

Histórico

A Biblioteca da PUC Minas teve sua origem em 1963, com a fundação da Biblioteca da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Maria, que ocupava parte do casarão dos Dantas, à qual posteriormente foram incorporados os livros da Biblioteca da Faculdade Mineira de Direito.


Em 1972, transferiu-se do prédio da Avenida Brasil, 2023, para o Campus Universitário, onde funcionava no andar térreo do pavilhão destinado ao Instituto de Psicologia.

Naquela época, a Universidade contava com sete bibliotecas:

  • Biblioteca do Instituto Politécnico,
  • Biblioteca do Instituto de Filosofia e Teologia,
  • Biblioteca do Instituto de Psicologia,
  • Biblioteca de Enfermagem,
  • Biblioteca Central da Universidade Católica,
  • Biblioteca Departamental de Ciências Econômicas,
  • Biblioteca Departamental de Comunicação.

As quatro primeiras estavam vinculadas administrativamente à direção das Unidades onde se localizavam; e as três restantes organizavam-se sob o regime de centralização parcial.

A centralização só veio a se concretizar, de fato, em dia 23 de dezembro de 1981, com a inauguração do prédio onde a Biblioteca da PUC-BH se encontra atualmente, constituindo-se num marco onde todos os esforços se voltaram para um atendimento mais racional e compatível com o crescimento das consultas e empréstimos.

Na década de 90, a Biblioteca passa a integrar projetos nacionais de serviços e de redes de bibliotecas, tais como Bibliodata/Calco, Rede Antares, CCN, Planor, etc.

Na automação, a Biblioteca evoluiu de soluções isoladas para um único sistema de bibliotecas. Assim, em 1994, teve início o serviço de empréstimo automatizado, utilizando-se um aplicativo desenvolvido pelo Datapuc. A consulta ao acervo foi disponibilizada aos usuários no recinto da Biblioteca em 1996, resultado da fusão de bases de dados existentes no MicroIsis e do sistema de empréstimo em vigor.

Em 1999, optou-se pelo Pergamum, sistema informatizado de gerenciamento de bibliotecas, desenvolvido pela Divisão de Processamento de Dados da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que contempla, de forma integrada, as principais funções de uma biblioteca, desde a aquisição até o empréstimo.

 :: Volta :: 


Fale com a PUC
Biblioteca
Biblioteca
Portal de Estágio
Medicina
Portal de Eventos
Carregando Pesquisa Google...
Conjuntura Econômica

Ouvidoria
CPA - Comissão Própria de Avaliação
Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444