ecac

Histórico

O Encontro de Ciência, Arte e Cultura (ECAC) surgiu de um desejo de aproximar a comunidade externa e ambiente acadêmico, por meio de atividades que oferecem entretenimento, formação intelectual, cultural e cidadã.
Por iniciativa da pró-reitoria da unidade, decidiu-se realizar o encontro a cada dois anos, de forma que todos os cursos pudessem ser integrados nas atividades oferecidas aos públicos interno e externo.

A primeira edição do ECAC aconteceu em Betim, de 2 a 6 de outubro de 2006, sob a coordenação do setor de Pesquisa e Pós-graduação da unidade, com o intuito de estimular a realização de atividades de divulgação científica e tecnológica, de arte e cultura entre o público acadêmico e a comunidade local.

Já a segunda edição, tinha como integrantes da equipe organizadora os representantes da Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação, Extensão e Pastoral na Universidade e teve número recorde de ofertas de atividades. No total, foram mais de mil atividades oferecidas, com a participação expressiva de representantes da comunidade externa.
O encontro aconteceu de 22 a 26 de abril de 2008 e foi encerrado pela
Orquestra Sinfônica de São João Del Rey, no Museu do Inhotim, em Brumadinho.



A terceira edição iniciou um novo formato de evento, priorizando um tema padrão sob o qual incidiriam todas as atividades oferecidas.
De 18 a 22 de outubro, o 3º ECAC revelou o tema Sustentabilidade, Cultura, Diversidade: diálogos.
O evento também comemorou os 50 anos da PUC Minas e os 15 anos da unidade em Betim e foi organizado pela Coordenação de Extensão e Pesquisa da unidade.
O encontro foi encerrado com chave de ouro, com a apresentação de Vander Lee,
na Casa de Cultura de Betim.



O 4º ECAC acontecerá de 10 a 15 de setembro, de 7h às 22h,
no núcleo universitário.
Nesta edição, o tema proposto é o mesmo da Campanha da Fraternidade de 2012: Fraternidade e Saúde Pública.

Para encerrar as atividades, no dia 14 de setembro haverá a apresentação musical de Eu mesmo e Irene (MPB), Laura Versiani (Clássicos do Rock) e Ossos do banquete (Rock anos 80).
Em um ano em que a Universidade em Betim comemora o lançamento de três novos cursos: Medicina, Biomedicina e Gestão em Agronegócio, o 4º ECAC também abarca em sua programação o 20º Seminário de Iniciação Científica, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


 :: Volta :: 

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444