Assessoria de Relações Internacionais

Tradução de documentos

 

A Assessoria de Relações Internacionais da PUC Minas pode auxiliar alunos de Graduação ou Pós-Graduação que necessitem traduzir seus documentos institucionais (histórico, diploma, ou declaração de matrícula) para os idiomas inglês ou espanhol. Se você necessita da tradução dos documentos, confira quais passos seguir: 

  1. O primeiro passo é verificar com a instituição estrangeira se são exigidas traduções juramentadas. A validação feita pela Assessoria de Relações Internacionais NÃO é aceita como tradução juramentada.

  2. Se não for necessário que a tradução seja juramentada, você poderá traduzir seus documentos e solicitar à Assessoria de Relações Internacionais que realize a validação da sua tradução. Para isso, utilize os seguintes modelos (basta clicar no nome do documento que deseja): 

    - Modelo de Histórico em Inglês

    - Modelo de Histórico em Espanhol

    - Modelo de Diploma em Inglês

  3. Você mesmo deverá traduzir os seus documentos e apresentar à ARI tanto a versão traduzida, quanto a original. A tradução (e a formatação do documento traduzido) deve ser o mais fiel possível à versão original. Você pode nos enviar a tradução e o documento original por e-mail (seplansuporteri@pucminas.br), ou levá-los pessoalmente ao nosso escritório - Campus Coração Eucarístico, Prédio 43, 6º andar, sala 605. No caso da tradução de histórico, você deverá solicitar o documento original no Centro de Registros Acadêmicos (CRA) ou nas Secretarias Acadêmicas antes de traduzi-lo.

  4. Iremos comparar os documentos e validar a tradução, tornando-a um documento oficial da Universidade.

As validações são feitas gratuitamente para qualquer aluno da PUC Minas. Solicitamos o prazo de 1 dia útil para realizar as validações.

É importante ressaltar que a ARI só realiza a validação das traduções de documentos oficiais emitidos pela PUC Minas, tais como Histórico Escolar, Diploma, e Declaração de Matrícula.

 

 

Para solicitar uma tradução juramentada, acesse o site da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG) e acesse a lista de tradutores juramentados disponíveis. Você pode contratar um deles para realizar as traduções de que você necessita: 

https://www.jucemg.mg.gov.br/ibr/informacoes+lista-tradutores-interpretes.

 

 

Se o seu objetivo é enviar documentos para universidades dos Estados Unidos, outra opção é a rede EducationUSA. Esse é um órgão afiliado ao Departamento de Estado Americano que, além de oferecer informações sobre o Ensino Superior nos EUA, realiza traduções de documentos acadêmicos por preços acessíveis. Essas traduções são aceitas por todas as universidades americanas, mas podem não ser aceitas em outros países. Acesse http://educationusa.org.br/site/para verificar quais centros realizam o serviço de tradução.

 :: Volta :: 

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444