Assessoria de Relações Internacionais

Assessoria de Relações Internacionais :: Atividades da ARI

Bolsa de Estudo oferecida pelo Governo do Japão

 

O Governo do Japão, por meio do Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece bolsas de estudos para realização de pesquisas em universidades japonesas, dando ainda aos interessados a oportunidade de cursar mestrado e/ou doutorado, mediante aprovação no exame de admissão da universidade japonesa. Está incluso na bolsa o curso de língua japonesa nos seis primeiros meses do programa para os bolsistas que não têm domínio do idioma. As inscrições vão até 29 de maio de 2018.

 

Áreas de Estudo

- Todas as áreas de estudo e pesquisas executáveis em universidades japonesas.

- Excluem-se as modalidades de entretenimentos tradicionais, como danças, músicas e artes cênicas japonesas etc.

- A área de pesquisa deverá estar relacionada à área de formação cursada na universidade brasileira.

- Médicos e dentistas não poderão exercer a função sem a licença do Ministério da Saúde do Japão, obtida por meio do Kokkashiken (Exame Nacional, site em japonês: http://www.mhlw.go.jp/general/sikaku/2.html). Visite também:http://www.dental-exam.net (site em japonês).

- Candidatos que queiram realizar pesquisas com temas relacionados ao Japão (como Língua Japonesa, Direito Japonês, Literatura Japonesa etc.) deverão ter conhecimento avançado da língua japonesa.

- Esta bolsa não proporciona estágios em indústrias e empresas.

 

Para participar do processo de seleção da bolsa, é necessário ter nacionalidade brasileira, completar a Graduação até junho de 2019, ter até 34 anos e um bom domínio da língua inglesa ou japonesa.

 

 Benefícios: Bolsa no valor de 143.000 ienes mensais (sujeito a pequena variação); passagem de ida e volta; isenção de taxas escolares etc.

 

Para mais informações, acesse: http://www.rio.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/pesquisa.html

 

07/05/2018

:: volta ::

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444